01/09/2022 às 07h16min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h15min

Putin não irá a funeral do Gorbachev, diz Kremlin

Presença de presidente russo era dúvida. Gorbachev, último líder da URSS e que comandou abertura da Rússia ao Ocidente, era crítico do atual governo. Governo russo diz que cerimônia terá 'características de funeral de Estado'.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/01/putin-nao-ira-a-funeral-do-gorbachev-diz-kremlin.ghtml

Presença de presidente russo era dúvida. Gorbachev, último líder da URSS e que comandou abertura da Rússia ao Ocidente, era crítico do atual governo. Governo russo diz que cerimônia terá 'características de funeral de Estado'. O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após encontro com chanceler alemão Gerhard Schroeder em Schleswig, na Alemanha, no dia 21 de dezembro de 2004
Alexander Nemenov/AFP
A cerimônia de despedida a Gorbachev, que

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao funeral do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, morto na terça-feira (30) aos 91 anos. A ausência de Putin foi anunciada nesta quinta-feira (1º) o Kremlin
A cerimônia de despedida a Gorbachev - mundialmente conhecido por comandar a abertura da URSS e o fim da Guerra Fria - acontecerá no sábado (3) em Moscou, no mesmo local onde o corpo do ditador soviético Josep Stálin também foi velado.
O governo russo anunciou ainda que a cerimônia terá "características de um funeral de Estado" com a presença das Forças Armadas - até quarta-feira (31), Moscou ainda estava decidindo se daria esse status ao velório de Gorbachev, que tinha desavenças políticas com Putin.
Gorbachev será enterrado no sábado após uma cerimônia pública no Salão das Colunas, em Moscou —o grande salão recebeu os funerais dos líderes soviéticos Vladimir Lenin, Josef Stalin e Leonid Brezhnev. Gorbachev receberá uma guarda de honra militar, mas seu funeral não será de Estado.
O funeral de Boris Yeltsin, que assumiu o poder depois de Gorbachev, teve uma cerimônia mais complexa: na ocasião, em 2007, Putin declarou um dia nacional de luto e, ao lado de líderes mundiais, participou de um grande funeral de Estado na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que anunciou a ausência de Putin, alegou motivos de agenda. E afirmou que, nesta quinta-feira, Putin levou uma coroa de flores ao hospital onde Gorbachev morreu e onde está o corpo do ex-líder da URSS.
Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos
"Infelizmente, a agenda de trabalho do presidente não permitirá que ele faça a homenagem em 3 de setembro, então ele decidiu fazer isso hoje", afirmou Peskov.
A relação entre Putin e Gorbachev era ambígua. O ex-comandante da URSS, reconhecido no mundo por ter dado um fim à Guerra Fria e apaziguado as ameaças nucleares da época, era um forte crítico das políticas internas do atual presidente russo, embora tenha concordado com a anexação da Crimeia, península ucraniana, pelas forças de Putin em 2014.
Na quarta-feira (31), Putin prestou condolências à família de Gorbachev, a quem chamou de "um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo". "(Gorbachev) guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais", declarou o presidente russo.
Reconhecimento mundial
Mikhail Gorbachev ficou mundialmente conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria sem violência e que comandou a abertura da então comunista URSS ao Ocidente. Internamente, no entanto, muitos russos o condenavam por haver iniciado as ousadas reformas de abertura - as chamadas Perestroika e Glasnost - que levaram ao colapso da União Soviética, dando início a um período economicamente difícil para os países que dela se desmembraram.
O ex-líder da URSS foi responsável ainda por negociar com os Estados Unidos o fim da competição por armamento nuclear. Em 1990, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Leia mais:
SOVIÉTICO POP: De garoto-propaganda de pizzaria americana à imprensa livre: os anos de Gorbachev após deixar o poder
HISTÓRIA: Como foram as últimas 24 horas da União Soviética
SANDRA COHEN: Gorbachev se ressentia pela destruição de seu legado na era Putin

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/01/putin-nao-ira-a-funeral-do-gorbachev-diz-kremlin.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia