Nesta terça-feira, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo caiu 1,68%, a 110.431 pontos. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, caiu forte nesta terça-feira (30), com Petrobras entre as maiores baixas, acompanhando o declínio dos preços do petróleo e um corte de recomendação das ações.
O indice teve queda de 1,68%, a 110.431 pontos. Veja mais cotações.
Na segunda-feira, a bolsa fechou em leve alta, de 0,02%, a 112.323 pontos. Com o resultado de hoje, acumulou queda de 1,66% na semana e alta de 7,04% no mês. No ano, o índice ainda tem alta de 5,35%.
Valdo: fome, desemprego e inflação, que preocupa o grosso da população, não foram foco de
O que está mexendo com os mercados?
Os mercados globais assumiram trajetória negativa após dados mostrarem que a confiança do consumidor norte-americano se recuperou mais do que o esperado em agosto, enquanto as vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos aumentaram em julho, sem dar sinais de que a demanda por mão de obra esteja desacelerando.
Ambos os dados devem manter o Federal Reserve firme em sua trajetória agressiva de altas dos juros.
No cenário local, os mercados acompanham a trajetória da inflação para tentar estimar os próximos passos do Banco Central em relação à taxa de juros.
Por aqui, a FGV divulgou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), principal indicador usado na correção dos contratos de aluguel, teve deflação de 0,7% em agosto. A FGV também divulgou dados das confianças do comércio e dos serviços: a primeira subiu e atingiu o maior patamar em um ano, enquanto a segunda teve leve recuo.
Segundo dados da B3, o superávit de investimentos estrangeiros na bolsa brasileira está em R$ 17,95 bilhões no mês de agosto. No último dia 26, os investidores sacaram R$ 46,1 milhões em recursos no segmento secundário, dia em que o Ibovespa caiu 1,09%.
Dentro das notícias corporativas, a BRF anunciou que o presidente-executivo da companhia, Lorival Luz, renunciou ao cargo, e que ele será substituído por Miguel Gularte, que atuava como CEO da Marfrig Global Foods. A Marfrig detém 33,27% da BRF, sendo o principal acionista da empresa.
Em comunicado, a BRF disse que Gularte e Luz iniciarão um período de transição que será concluído até 30 de setembro. Informou ainda que a indicação do novo CEO não sinaliza intenção, neste momento, de fusão com a Marfrig.
Já a Petrobras ficou entre as piores quedas do dia, um recuo de 6%, com o declínio dos preços do petróleo no exterior endossando movimento de realização de lucros, após as ações renovarem máximas históricas na véspera. Além disso, o Itaú BBA cortou a recomendação das ações da empresa.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/30/ibovespa.ghtml