30/08/2022 às 20h35min - Atualizada em 31/08/2022 às 00h26min

Líderes lamentam morte de Mikhail Gorbachev; veja repercussão

Vladimir Putin, Boris Johnson, Guterres da ONU e Von der Leyen, da Comissão Europeia, falaram sobre a morte do último líder soviético.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/30/lideres-lamentam-morte-de-gorbachev-que-acabou-com-a-guerra-fria-de-forma-pacifica.ghtml

Vladimir Putin, Boris Johnson, Guterres da ONU e Von der Leyen, da Comissão Europeia, falaram sobre a morte do último líder soviético. Mikhail Gorbachev anuncia sua candidatura à presidência da Rússia em evento para a imprensa em Moscou em março de 1996
Yuri Kadobnov/AFP
A morte de Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, nesta terça-feira (30), foi lamentada por diversos líderes globais e de órgãos multilaterais.

Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram
Nas notas e pronunciamentos sobre a morte de Gorbachev, ele foi lembrado por ter terminado a Guerra Fria de uma forma pacífica.
Gorbachev entrou no comitê central do Partido Comunista em 1971. Em 1979, foi promovido ao Politburo, órgão que representava a maior autoridade da União Soviética. Em 1985, foi eleito secretário-geral do Politburo.
Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos
No ano seguinte, Gorbachev anunciou uma série de reformas que visavam revitalizar a União Soviética. Perestroika (reestruturação) e glasnost (abertura) são algumas das medidas que acarretaram maior abertura política e econômica do estado soviético.
Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990.
LEIA TAMBÉM
Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos
Como foram as últimas 24 horas da União Soviética
Veja FOTOS de Gorbachev
Veja VÍDEOS da trajetória do líder
Veja abaixo o que disseram alguns dos líderes que se pronunciaram sobre a morte de Gorbachev.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Segundo a agência de notícias Interfax, o atual presidente russo, Vladimir Putin, expressou seus pêsames, segundo o porta-voz do governo, Dmitry Peskov.
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres
“Eu estou profundamente triste ao saber da morte de Mikhail Gorbachev, um estadista único que mudou o destino da história. Ele fez mais do que qualquer outra pessoa para que a Guerra Fria tivesse um fim pacífico. O mundo perdeu um líder global importante, um multilateralista comprometido e um militante incansável pela paz.”
Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen
"Mikhail Gorbachev foi um líder confiável e respeitado. Ele teve um papel crucial no fim da Guerra Civil para derrubar a cortina de ferro. Isso abriu o caminho para uma Europa livre. Essa é a herança que não será esquecida.”
Ex-secretário do Departamento de Estado dos EUA James Baker
“A história vai se lembrar de Mikhail Gorbachev como um gigante que levou sua grande nação para a democracia. Ele teve um papel crucial na conclusão pacífica da Guerra Fria ao decidir não usar a força para manter a união do império. O mundo livre sente muitas saudades dele.”
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson
“Eu sempre admirei a coragem e a integridade que ele demonstrou ao terminar a Guerra Fria de forma pacífica. Em uma época de agressão de Putin à Ucrânia, o comprometimento incansável para abrir a sociedade soviética ainda é um exemplo para nós todos.”
Fundação e Instituto Reagan
“A Fundação e Instituto Reagan lamenta a perda do líder soviético Mikhail Gorbachev, um homem que já foi adversário político de Ronald Reagan e que terminou se tornando um amigo. Nossos pensamentos e preces vão para a família de Gorbachev e para o povo da Rússia”.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/30/lideres-lamentam-morte-de-gorbachev-que-acabou-com-a-guerra-fria-de-forma-pacifica.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia