30/08/2022 às 12h15min - Atualizada em 30/08/2022 às 20h00min

Hemodiálise: o que é, para que serve e como funciona

A hemodiálise é um importante procedimento para manter a saúde de pessoas com problemas renais.

SALA DA NOTÍCIA Marcos Tadeu Henriques Silva
https://cursodehemodialise.com/
 

A hemodiálise é um importante procedimento para manter a saúde de pessoas com problemas renais.

Pacientes que sofrem com danos severos aos rins acabam tendo dificuldade de filtrar o sangue por conta própria.

E nesses casos, parte do tratamento consiste justamente em se submeter à hemodiálise, com o objetivo de filtrar o sangue e eliminar as impurezas que o rim não consegue por estar doente.

Nós vamos te explicar detalhadamente o que é e como funciona a hemodiálise para a saúde de quem necessita do tratamento.

Entenda o que é hemodiálise

Algumas pessoas sofrem com o adoecimento de seus rins de forma mais severa. Nesses casos, o médico costuma prescrever a hemodiálise com o objetivo de manter a saúde dos outros órgãos.

Os rins são responsáveis por filtrar as impurezas presentes no organismo, para que a urina elimine esse excesso de agentes tóxicos no corpo.

Com a doença renal em estágio avançado, os rins deixam de fazer a filtração de forma eficiente. E com isso, se faz necessário recorrer à hemodiálise para que seja possível ter um equipamento que faça a filtração que o rim faria.

Como é feita a hemodiálise?

A diálise é feita por meio da filtração do sangue, visando transferir o sangue para o equipamento que filtra e devolve o sangue limpo para o paciente.

Por mais que pareça um método muito invasivo, a hemodiálise é essencial para que a saúde seja mantida em dia quando os rins não estão com o funcionamento adequado.

Em geral, são realizadas sessões 3 vezes por semana, para que seja possível garantir a eliminação de impurezas do corpo.

As sessões duram em média 3 a 4 horas e não causam desconforto para o paciente, dependendo de sua condição de saúde.

Em alguns casos quando o corpo já está mais debilitado, pode ocorrer uma sensação de queda de pressão. Por isso, o método é feito em clínicas especializadas ou em hospitais.

De modo que, a equipe possa oferecer todo o suporte necessário por ser especializada e ter passado por curso de hemodiálise para atender a demanda existente.

Quando ocorre a indicação de hemodiálise?

Geralmente a hemodiálise é indicada para pacientes que apresentam insuficiência renal grave. Dessa forma, a técnica passa a ser utilizada para que o corpo consiga manter sua saúde mesmo com o funcionamento inadequado dos rins.

Afinal, quando o rim não está em seu pleno funcionamento, as toxinas ficam no sangue e acabam prejudicando o funcionamento dos outros órgãos.

Por isso, o paciente precisa aderir corretamente ao tratamento, para que consiga fazer todas as sessões de hemodiálise necessárias.

De modo que, elimine as toxinas indesejadas e possa garantir que o organismo continue tendo o funcionamento mais saudável e favorecido pelo método.

Justamente por eliminar todas as toxinas que precisam ser tiradas do corpo. Garantindo que os outros órgãos não fiquem sobrecarregados graças a hemodiálise, que está sendo feita corretamente na frequência indicada por seu médico.

Ter bons profissionais que são formados na área para conduzir o método é fundamental para a qualidade de vida do paciente submetido a hemodiálise.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia