30/08/2022 às 10h53min - Atualizada em 30/08/2022 às 20h00min

Planejamento do pecuarista é fundamental para elevar a rentabilidade da fazenda

Pesquisa financiada pela Zoetis aponta que protocolos aprimoram a produção e produtividade do rebanho

SALA DA NOTÍCIA Rodolpho Cautella

O pecuarista enfrenta inúmeros desafios para extrair o máximo de produtividade do seu rebanho, algumas situações adversas como estiagem e a saúde do gado podem comprometer a rentabilidade da fazenda e os ganhos do pecuarista. 
 

Para se obter a melhor rentabilidade e poder contornar situações adversas que o pecuarista sempre enfrenta em cada estação, é essencial o planejamento reprodutivo da fazenda. Essa análise e as práticas mais eficientes de fazendas rentáveis foi trazida pelo técnico da Exagro (Excelência em Agronegócio), José Villela Neto, durante encontro do Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho (GERAR) em gado de corte, que aconteceu em Londrina, nos dias 11 e 12/8.
 

Na oportunidade, o grupo pôde discutir os dados sobre IATF (inseminação artificial em tempo fixo) e TETF (transferência de embriões em tempo fixo) dos estados de São Paulo e Paraná, analisados na estação de monta 2021/2022.
 

Os estados juntos representam 9% do total de dados coletados pelo grupo GERAR . Pelos dados analisados média de prenhez dessa regional foi de 51,9% para IATF e 49% em TETF.
 

A participação do Grupo GERAR na pecuária brasileira é comprovada não só pelos dados e suas análises, mas também pelo trabalho técnico que foi desenvolvido ao longo de 15 anos. 
 

“O Grupo GERAR tem o compromisso de analisar os dados e trazer formas práticas para melhorar a eficiência da reprodução em gado de corte. Tudo aliado a forma de aplicação prática, para que seja realmente útil no trabalho das fazendas e técnicos”, disse o gerente de Produtos Linha Reprodutiva da Zoetis, Rafael Moreira. 

“Das discussões realizadas pelo GERAR são programados trabalhos técnicos científicos para aprimorar o uso dos protocolos e buscar melhores resultados de prenhez, ou mesmo ajudar em situações adversas como baixo escore de condição corporal (ECC) no início da estação ou mesmo encurtar a estação de monta”, enfatizou o Gerente Técnico da Zoetis, Izaias Claro Jr. 
 

Com a liderança técnica do Prof. José Luis Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da UNESP/Botucatu, foram discutidos os dados e tecnologias que podem aumentar a eficiência da IATF e TETF, junto aos 50 médicos-veterinários e pecuaristas presentes no encontro. Também foram apresentados temas como características e genéticas de fêmeas, formas de melhoramento para precocidade sexual, planejamento nutricional para estação de monta, melhores práticas para o atendimento veterinário, além de cases de médicos-veterinários do próprio grupo mostrando as boas práticas e resultados alcançados nas fazendas atendias pelos técnicos.
 

A busca por informações e a troca de experiências são os melhores caminhos para o aprimoramento das técnicas reprodutivas, o que resultará em melhorias dos manejos e melhor uso dos protocolos a serem efetuados na estação de monta seguinte e, consequentemente, no aumento de produtividade das fazendas.
 

Sobre o GERAR CORTE 

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Com o fomento da Zoetis, os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos do grupo, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR corte para discussão e aperfeiçoamento da reprodução aplicada nas fazendas.

 

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países. Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões. Para outras informações, clique aqui.

 

Informações à imprensa:

Little George

 

Rodolpho Cautella – 11 5090-8090 (R: 8877)

Jaqueline Frederes – 11 5090-8969


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia