15/07/2020 às 10h50min - Atualizada em 30/08/2022 às 04h03min

Polícia conclui que airbag da Takata causou morte de motorista em acidente na orla de Aracaju

Com este, o Brasil registra dois casos de fatalidades por causa de "airbags mortais". Defeito levou a dezenas de mortes e ao maior recall da história.

G1
https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/07/15/policia-conclui-que-peca-de-airbag-causou-morte-de-motorista-em-acidente-na-orla-de-aracaju.ghtml

Com este, o Brasil registra dois casos de fatalidades por causa de "airbags mortais". Defeito levou a dezenas de mortes e ao maior recall da história. Resultado do laudo sobre o acidente foi divulgado nesta quarta-feira
O laudo pericial emitido pelo Instituto de Criminalística sobre um acidente que matou o condutor de um veículo modelo Celta, ano 2014, na Orla da Atalaia, em Aracaju, no dia 20 de janeiro, concluiu que a morte dele foi causada por uma peça do airbag que atingiu o pescoço. Os detalhes foram apresentados nesta quarta-feira (15) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE).
Testemunhas informaram à polícia que o acidente ocorreu quando um carro que vinha a frente parou para dar passagem a um pedestre. A velocidade do veículo no momento do acidente, estimada pela perícia, era de 40km/h. Segundo o Serviço Móvel de Urgência (Samu), a vítima morreu devido um sangramento na região cervical. Já o condutor do outro veículo envolvido no acidente não se feriu.

Acidente ocorreu na Orla de Atalaia
SSP/SE/Divulgação
O G1 entrou em contato com General Motors, dona da Chevrolet, a fabricante do carro. A empresa disse que não tinha conhecimento do caso, e que irá apurar. A reportagem também procurou a empresa Takata responsável pela fabricação do airbag, mas também não obteve retorno.
De acordo com a polícia, o airbag que causou o ferimento mortal foi fabricado pela fornecedora japonesa Takata. E foi a primeira morte no Brasil envolvendo este caso. Sete dias depois, uma peça do airbag da mesma fabricante também provocou a morte de uma pessoa no Rio de Janeiro. A vítima foi o motorista de um Honda Civic 2008.
'Airbags mortais' da Takata: perguntas e respostas
Defeitos no airbag da Takata levaram a dezenas de mortes no exterior e provocaram o maior recall da história, no caso que ficou conhecido como "airbags mortais", que veio à tona em 2013.
Ele é chamado assim porque, devido a uma falha, uma peça de metal do airbag acaba trincando e levando a uma abertura com força desproporcional em casos de colisão. Nesse momento, a peça se quebra e fragmentos dela rompem a bolsa de ar e são atirados contra o ocupante do veículo, causando ferimentos que podem ser fatais e que já foram comparados a facadas.
Até fevereiro deste ano, a Honda relatou 39 ocorrências de rompimento de airbags da Takata, com ferimentos em 16 casos. Em 2018, a Toyota também revelou um caso de explosão em que não houve feridos.
Além dessas marcas, a Takata também forneceu airbags defeituosos a outras montadoras no Brasil e no mundo. Mais de 2 milhões de carros foram chamados para a troca desse equipamento no país, desde 2013 até os dias atuais.
O acidente
"Foi um colisão relativamente simples, com poucos danos materiais em ambos os veículos. Inicialmente, o perito achou muito estranho um acidente tão simples ter causado o óbito de uma vítima de forma tão rápida. Ainda no local, após o perito realizar levantamento de forma bem minuciosa, ele já identificou que no conjunto do airbag havia sinal de rompimento de uma das peças. E no local também o perito chegou a identificar que o fabricante dessa peça de segurança era o fabricante Takata", disse o diretor do Instituto de Criminalística Luciano Homem.
Ele ainda explicou que o carro sofreu uma ruptura anormal. "O airbag é composto por uma bolsa inflável, e um insuflador ou deflagrador. E dentro desse insuflador há alguns componentes químicos. No momento em que há uma parada brusca, é acionada uma combustão e a liberação dos gases serve para inflar essa bolsa. A velocidade estimada é em torno de 300 km/hora. O perito realizou algumas pesquisas e encontrou registros de falhas desses equipamentos em todo o mundo, incluindo o Brasil. Ainda no laudo o perito fez algumas considerações técnicas e diz que foi constatado que o veículo sofreu uma ruptura anormal dentro do veiculo. Aí já posteriormente foi retirada essa peça da vítima e serviu para complementar a perícia".
Segundo a SSP, a empresa responderá civilmente pela morte. O motorista do outro veículo não foi indiciado.
Vítima estava no carro vermelho
SSP/SE/Divulgação
Entenda o caso dos 'airbags mortais' da Takata; Brasil tem recalls
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Fonte: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/07/15/policia-conclui-que-peca-de-airbag-causou-morte-de-motorista-em-acidente-na-orla-de-aracaju.ghtml


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