29/08/2022 às 15h35min - Atualizada em 30/08/2022 às 00h00min

Região do litoral catarinense cresce em ritmo acelerado e tem demanda reprimida por galpões logísticos

Segundo estudo realizado pela Sort Investimentos, somente a região do Vale do Itajaí tem déficit de 400 mil metros quadrados em galpões logísticos e a demanda vai aumentar mais 25% até o final do ano. A implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus é um exemplo de investimento recente, que está atraindo grandes empresas nacionais e multinacionais.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
Divulgação
O desenvolvimento econômico de Santa Catarina, especialmente as cidades do Vale, seguem em ritmo acelerado. No caso dos galpões logísticos, por exemplo, a demanda reprimida chega a 400 mil metros quadrados e deve aumentar mais 25% até o final do ano, segundo o especialista em mercado de investimentos imobiliários Douglas Curi. A procura por galpões logísticos deve aumentar, principalmente, pelo fato de Santa Catarina oferecer benefícios fiscais que tem atraído vários investidores para o estado. 

“Santa Catarina tem sido altamente procurada por empresas para instalação de centros de distribuição. O aumento na demanda ocorreu, com maior ênfase, após a pandemia, quando houve um “boom” do comércio eletrônico e a necessidade de expansão desses centros. Estudos de ampliação da Portonave e para a privatização do Porto de Itajaí também devem contribuir para o incremento de empresas na região e refletir em um aumento, ainda mais significativo, na procura por galpões logísticos”, anuncia Douglas. 


Estudo da Sort Investimentos aponta que 4 milhões de metros quadrados em condomínios logísticos serão colocados à disposição do mercado brasileiro até o fim de dezembro. Só na região de Porto Belo a Piçarras, sete condomínios logísticos estão sendo construídos. “A demanda por galpões logísticos instalados em condomínios tem sido maior por conta das comodidades, tanto em relação a segurança quanto a infraestrutura, que são oferecidas às empresas que se instalam nesses locais”, detalha. 

Ainda assim, a região do Vale do Itajaí deve seguir com déficit, segundo a Sort Investimentos, empresa que atua na efetivação das vendas dos ativos imobiliários e também realiza a administração das locações. Um exemplo recente de investimento nesse setor é a confirmação da instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus, que será no município de Itajaí e, na primeira fase, serão utilizados 80 mil metros quadrados, totalizando 216 mil metros quadrados até 2025. O investimento total no empreendimento deve chegar a R$ 200 milhões e a expectativa é que gere 600 empregos diretos. O entreposto itajaiense deve receber cargas de grandes empresas como Philco, Samsung, Positivo, Intelbras e TLC.

“Com a implantação do entreposto da Zona Franca, já temos nomes de grandes empresas nacionais e multinacionais de diversos setores para virem ao Estado. Trata-se de uma operação grandiosa que vai movimentar fortemente a economia, refletindo no comércio, serviços, negócios, turismo, geração de empregos e desenvolvimento como um todo”, comenta o executivo. 

Por isso, o especialista reforça que o investimento em galpões logísticos é uma excelente oportunidade, já que apresenta rentabilidade e valorização superiores a imóveis residenciais. “Enquanto a rentabilidade do aluguel dos imóveis residenciais fica em torno de 0,4% ao mês, os galpões logísticos chegam a render de 0,6% a 1,2%. Em termos de valorização, os índices também são muito positivos, chegando a 30% ao ano. Outra vantagem é que os galpões logísticos têm excelente liquidez e podem ser utilizados como moeda de troca em outras negociações”, detalha o especialista. 

Sobre a Sort Investimentos
Desde 2018, a Sort Investimentos atua no mercado imobiliário, na seleção e gestão de imóveis com foco no investidor dos diferentes perfis. Em um curto período de atividades, conta com mais de R$ 7 bilhões em ativos sob assessoria e é uma das maiores lojas virtuais de imóveis em Santa Catarina. Oferece serviços completos no processo de compra, locação, administração e venda de imóveis e terrenos residenciais, comerciais e industriais, além de consultoria e suporte jurídico. É comandada por Renato Monteiro, que carrega 10 anos de experiência no mercado imobiliário logístico e de luxo internacional.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia