29/08/2022 às 14h42min - Atualizada em 29/08/2022 às 20h00min

JA Rio de Janeiro realiza o “Dia D Voluntariar” para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado

Evento voltado para alunos da rede estadual de ensino acontecerá em escolas da Zona Sul, Zona Norte e Baixada Fluminense

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação
Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio de Janeiro) realizará, nos dias 30 de agosto, 1º e 06 de setembro, o “Dia D Voluntariar”. Durante a ação, será aplicado o programa Futuro do Trabalho em três escolas estaduais da capital e Região Metropolitana: no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana; no Colégio Estadual Horácio Macedo, em Maria da Graça; e no CIEP 199 Charles Chaplin, em Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias. O evento conta com o apoio institucional da Shell Brasil.
 
Durante os três dias, cerca de 1.000 alunos estarão envolvidos na iniciativa, além de aproximadamente 100 voluntários.  Em Copacabana, os estudantes estarão ao lado de executivos convidados que atuam em empresas como Coca-Cola e Rede D’Or.

 
Futuro do Trabalho
 
O programa traz um panorama sobre o que espera os jovens na porta de saída do Ensino Médio, apresentando-os às novas competências do século XXI e às mudanças em relação à tecnologia, além de oferecer orientações de como se preparar para o mercado de trabalho da Quarta Revolução Industrial. Três ações básicas levam os participantes a entender as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos até o momento atual, e seus impactos na conjuntura econômica. As iniciativas são descritas da seguinte forma:
 
1) Apresentação da nova forma de se fazer negócios, os novos empregos que surgiram e as empresas que surgiram em função do avanço da tecnologia e do atual formato de trabalho, como Uber, Airbnb, iFood, entre outras.
 
2) Conhecerão as habilidades e competências muito importantes e demandadas em função desse novo formato, sendo bem vistas pelo mercado, além das profissões que estarão em alta no futuro devido ao novo cenário econômico e de mercado de trabalho. Abordagem voltada para a inserção no mercado de trabalho, como se preparar para uma entrevista de emprego e elaborar o currículo.
 
3) Será realizado um bate-papo para que os jovens façam uma reflexão a respeito do futuro que desejam e o equilíbrio entre o que almejam para a vida pessoal, qualidade de vida, além das expectativas profissionais.
 
“Estamos na quarta revolução industrial, mas já dizem que chegamos à quinta com a Covid-19. E muita coisa aconteceu após o início da pandemia. O boom da tecnologia acelerou todo o processo do mercado de trabalho, novas empresas, empregos, formatos e é isso que queremos apresentar para os jovens com esse programa e saber deles também quais são as suas prioridades sobre trabalho no futuro. E nada melhor do que contar com a participação dos nossos voluntários em um evento tão especial para nós, da JA Rio de Janeiro”, diz Michele França, coordenadora de Projetos da organização.
 
Participação dos atores David Júnior e Monique Curi
 
O evento vai contar com a participação de dois artistas. O ator David Júnior David Júnior, que, com sua esposa, Yasmin Garcez, tem um projeto sobre educação antirracista chamado "Hora do Blec", um desenho infantil que visa dar protagonismo negro às crianças e educá-las sobre questões sociais com muita música. Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, David começou como modelo e, por meio de uma bolsa de estudos, pôde aperfeiçoar o seu talento, iniciando os estudos em artes cênicas aos 22 anos.
Com o tempo, sua carreira começou a tomar forma e, aos poucos, esteve em obras da TV Globo, como “Liberdade, Liberdade”, “Pega Pega”, "O Tempo Não Para", "Bom Sucesso", entre outras. Além disso, David esteve na última temporada da série "Sessão Terapia", que, atualmente, está no ar como um dos protagonistas de "Sob Pressão". O ator também mostrou o seu talento como cantor, ganhando a 2º temporada do reality “The Masked Singer Brasil”, como o Dragão.
 
Quem também participa deste dia é a atriz, jornalista e palestrante Monique Curi, que interpretou vários personagens em novelas da TV Globo, como História de Amor, Laços de Família e Salve Jorge. Aos 50 anos, com o intuito de se reinventar, criou um canal no YouTube com foco em motivar e inspirar o público. Apaixonada por ouvir e contar histórias, a iniciativa a fez se encantar pelo tema “Mulheres que se Reinventam” – que acabou se tornando um quadro no qual ela mostra o perfil das mulheres de hoje, que buscam seus propósitos e se reinventam a todo instante. Além de pesquisar sobre o tema, a atriz também realiza palestras sobre os altos e baixos de sua profissão, falando sobre as vezes em que ela precisou dar a volta por cima e ressignificar a vida.
 
Exemplo inspirador
 
A JA Rio de Janeiro se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. Apenas no primeiro semestre de 2022, a instituição contou com 239 voluntários em seus programas. Já em 2021, foram 1.171 participações voluntárias e 8.140 horas voluntárias doadas.
 
Um dos principais exemplos de voluntariado na JA Rio de Janeiro é a atual presidente, Graziella Castilho, que está há mais de dez anos na instituição, como voluntária.
 
“Tenho muito orgulho de fazer parte desta organização como voluntária e posso afirmar que a educação transforma o indivíduo, a sua família e, consequentemente, a comunidade. Nosso sucesso está no resultado da sinergia e da dedicação de todas as partes envolvidas: empresas, escolas e alunos, tendo como principal vínculo entre eles, os nossos voluntários e voluntárias”, diz a executiva, que é mãe de três filhos e começou a se cobrar quando o mais novo, hoje com 18, completou 10 anos.
 
Como agradecimento pela vida dos filhos, Graziella enxergou no voluntariado uma maneira de contribuir com a sociedade de maneira mais dedicada, priorizando ações de impacto social. Em 2015, começou como voluntária do programa Miniempresa. Em 2017, passou a ser conselheira da ONG e, desde 2019, é a presidente.
 
Sobre a Junior Achievement
 
A JA é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e eleita pelo quarto ano consecutivo como uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood (NGO Advisor), inspira e prepara diversos jovens para um mundo de possibilidades. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, em todo o mundo, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. No Brasil desde 1983, conta com uma rede de 150 mil voluntários em mais de 20 estados e no Distrito Federal, impactando 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens em todo o país.
 
Membra da JA Brasil, a JA Rio de Janeiro foi fundada em 1999 e já impactou mais de 320 mil jovens por meio dos programas que realiza com o apoio de empresas, doações, voluntários e parcerias. Um dos destaques é a Trilha Empreendedora, presente em mais de 120 escolas estaduais fluminenses. A organização estimula e desenvolve jovens e estudantes para o empreendedorismo, a educação financeira e a preparação para o mercado de trabalho, em busca de um futuro sustentável e comunidades mais prósperas no contexto de uma economia global. Para saber mais, acesse: https://jarj.org.br
 
Serviço:
 
Dia D Voluntariar – Junior Achievement Rio de Janeiro
30/08 – Colégio Estadual Infante Dom Henrique
Horário - 7h às 12h
Endereço – Rua Belfort Roxo, 433 – Copacabana
 
01/09 - Colégio Estadual Horácio Macedo
Horário – 07h às 12h15
Endereço – Rua Miguel Angelo, 96 – Maria da Graça
 
06/09 - CIEP 199 Charles Chaplin
Horário – 07h30 às 12h45
Endereço – Avenida Chopin, 509 – Jardim Gramacho – Duque de Caxias
 

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia