29/08/2022 às 10h34min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h16min

Líder xiita renuncia no Iraque, e apoiadores invadem sede do governo e enfrentam rivais; dois morrem

Um dos políticos mais poderosos do país, clérigo Moqtada al-Sadr renunciou após não conseguir formar governo por divergências com outros grupos xiitas. Revoltados, apoiadores de al-Sadr ocuparam sede do governo, em Bagdá. Primeiro-ministro foi retirado do local e anunciou toque de recolher.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/29/em-protesto-por-renuncia-de-lider-xiita-manifestantes-invadem-palacio-presidencial-no-iraque.ghtml

Um dos políticos mais poderosos do país, clérigo Moqtada al-Sadr renunciou após não conseguir formar governo por divergências com outros grupos xiitas. Revoltados, apoiadores de al-Sadr ocuparam sede do governo, em Bagdá. Primeiro-ministro foi retirado do local e anunciou toque de recolher. Manifestantes pulam em piscina de palácio presidencial do Iraque, em Bagdá; residência oficial foi invadida após anúncio de renúncia do líder xiita, de oposição ao governo, em 29 de agosto de 2022.
Ahmed Saad/ Reuters
Manifestantes no Iraque invadiram nesta segunda-feira (29) o palácio presidencial do governo do país. A invasão foi uma reação ao anúncio do clérigo xiita Moqtada al-Sadr - um dos políticos mais influentes e poderosos do Iraque e que já foi buscado pelos Estados Unidos - de que vai abandonar a vida política do país.

Al-Sadr vem tentando formar governo desde as eleições no Iraque, há dez meses, mas enfrenta oposição de outros grupos xiitas.
Grupos xiitas rivais se enfrentam em Bagdá após anúncio de renúncia de clérigo, em 29 de agosto de 2022.
Thaier Al-Sudani/ Reuters
Em fúria, milhares de apoiadores de al-Sadr, saíram às ruas logo após o anúncio e invadiram a sede do governo em Bagdá, que declarou toque de recolher na capital iraquiana. Do lado de fora, os manifestantes enfrentaram grupos rivais. Segundo a polícia, duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas no confronto.
Quem é Moqtada Sadr, o poderoso e versátil líder xiita
Segundo a imprensa local, forças de segurança conseguiram retomar o controle do palácio. O primeiro-ministro do país, Mustafa al-Kadhimi - que governa enquanto não há formação de um novo governo - foi retirado do local e ordenou um toque de recolher em Bagdá.
Manifestantes dentro da área da sede do governo do Iraque, após em invasão em protesto por renúncia de líder xiita Moqtada al-Sadr, em 29 de agosto de 2022.
Reuters
Al-Sadr ficou conhecido após a invasão dos Estados Unidos ao Iraque em 2003, quando ele se tornou um símbolo da resistência aos norte-americanos. Ele já chegou a ser procurado vivo ou morto pelos Estados Unidos, mas acabou se tornando um político infuente e, atualmente, era uma das pessoas mais poderosas do país.
Ainda assim, o líder xiita não conseguiu acabar com um impasse prolongado sobre a formação de um governo no país, e, por isso, anunciou nesta segunda-feira que está abandonando a política e fechando suas instituições por causa do impasse político.
Manifestantes ocupam piscina de residência oficial do primeiro-ministro iraquiano, em 29 de agosto de 2022.
Ahmed Saad/ Reuters

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/29/em-protesto-por-renuncia-de-lider-xiita-manifestantes-invadem-palacio-presidencial-no-iraque.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia