29/08/2022 às 10h04min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h02min

Arte Educar realiza 30 apresentações gratuitas em escolas públicas e espaços culturais de SP

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2022/08/arte-educar-realiza-30-apresentacoes.html
Cia Cabelo de Maria -foto de Jefferson Coppolla
Em setembro de 2022, o projeto Arte Educar, idealizado pela Pôr do Som Produções, inicia uma série eventos culturais gratuitos por espaços culturais e escolas públicas da periferia da cidade de São Paulo. A programação é destinada a alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio, bem como para seus familiares e a comunidade.

São 30 espetáculos presenciais - que incluem shows musicais infantis, contação de histórias, teatro de bonecos e mamulengos, cantigas de roda, literatura popular e manifestações populares - e 6 oficinas sobre cultura popular brasileira que estimulam a criatividade e a imaginação, além de 4 shows online, disponibilizados no YouTube.


Os grupos selecionados para o projeto são reconhecidos pelo trabalho voltado às crianças e aos adolescentes, realizando trabalhos de relevância no âmbito da cultura popular, da arte-educação e da diversidade cultural. São artistas que buscam elucidar temas sociais e usam a arte como ferramenta para a transformação da sociedade. Entre eles: Cia. Cabelo de Maria, Grupo Girasonhos, Meu Pequeno Coração Caipira, Cris Barulins, Paulo Bira  & Brasileirinhos, Lili Flor & Paulo Pixu, Inimar dos Reis, Marco Vilane, Luana Bayô, Grupo Paranapanema, Zé Eduardo, Igor Bueno, Grupo Pé de Vento, Jonathan Silva, Cris Miguel, Ana Maria Carvalho e outros.

No mês de setembro, as atrações têm foco na música infantil e na cultura popular; em outubro, a programação será alinhada às festividades do Mês da Criança; e em novembro, o destaque das atividades será em consonância com o Mês da Consciência Negra.

Segundo o idealizador e diretor artístico Sergio Mendonça, o Arte Educar tem como objetivo promover o acesso de todos à cultura popular brasileira (teatro, música, poesia e literatura). “O projeto pretende contemplar um público de mais de 10 mil pessoas, principalmente na faixa etária entre 2 e 15 anos, além das comunidades ao redor das instituições, familiares, professores e funcionários das escolas e espaços culturais”. Ele comenta sobre a cidade de São Paulo oferecer uma infinidade de opções culturais que, na maioria das vezes, não chegam às crianças e aos jovens das da periferia. “É nesse ponto que o Arte Educar se impõe com uma iniciativa plural, levando cultura, lazer e conhecimento para seus próprios territórios”. E completa: “é importante que haja aproximação e identificação desse público, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social, com o que lhe é oferecido. Por isso o projeto reúne profissionais de talento e produções artísticas de qualidade ímpar, nas quais o lúdico e a diversão passam pela diversidade cultural e pela raiz brasileira”.

Esse projeto é realizado por meio do Pro-Mac, Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Meta.

FICHA TÉCNICA | Arte Educar - Idealização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Assistência de produção: José Marcos e Igor Pires Bueno. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Engenharia de som: Rodrigo Carraro e Gustavo do Valle. Vídeos: Estúdio 185. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Pro-Mac. Patrocínio: Meta.

Programação | Setembro
Grátis. Duração: 60 minutos.  Classificação: Livre para todos os públicos.

5/9 (segunda) - CEU Perus
10h - Show: Cia Cabelo de Maria - Ping Pong
15h - Show: Marco Vilane
R. Bernardo José de Lorena, s/n - Vila Fanton. SP/SP. Tel: (11) 3915-8730.

13/9 (terça) - CEU Heliópolis
10h - Oficina: Jogos Musicais | Ministrante: Paulo Pixu
15h - Show: Lili Flor & Paulo Pixu - Piá e os Quintais da Imaginação
Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP. Tel: (11) 2083-2203.

14/9 (quarta) - CEU Heliópolis
10h - Oficina: Cantos do Mundo | Ministrante: Cris Miguel
15h - Show: Cris Miguel - Carmencita
Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP. Tel: (11) 2083-2203.

20/9 (terça) - CEU Paraisópolis
10h - Show: Marco Vilane
16h30 - Show: Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil
R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jd. Parque Morumbi. SP/SP. Tel: (11) 3747-1950.

27/9 (terça) - CEU Butantã
10h - Oficina: Cantos do Mundo | Ministrante: Cris Miguel
14h - Show: Pequeno Coração Caipira - Caipira Caiçara
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.

29/9 (quinta) - CEU Butantã
10h - Show: Igor Bueno
15h - Show: Grupo Paranapanema
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.

Atrações de outubro e novembro serão divulgadas, oportunamente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia