28/08/2022 às 20h58min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h01min

Painel Energia 360 abordou as transformações no segmento energético na ExpoGestão 2022

Painelistas explanaram sobre as tendências do setor, crescimento exponencial da energia fotovoltaica e abertura do mercado livre para cada vez mais consumidores

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Paes e Lima Comunicação
Divulgação
A Expogestão 2022 encerrou na última quinta-feira (25/08) se consolidando como o maior encontro empresarial do Brasil, reunindo empresários e empreendedores de diferentes regiões do estado e do país em busca de atualização, networking e muito aprendizado com profissionais de diferentes áreas. Um dos destaques na programação do terceiro dia do evento, realizado na Expoville, em Joinville (SC), foi o painel “Energia 360”, promovido pela Vektor Energia em parceria com a TAB energia e a plataforma Eloverde. O painel foi realizado no Auditório B e durante mais de 1 hora debateu as transformações que o mercado de energia vem passando no Brasil, as tendências para os próximos anos e, principalmente, trazendo orientações para empresários e até mesmo o setor público sobre como extrair mais benefícios ao fazer as escolhas mais certeiras quando se trata de soluções energéticas.



O primeiro painelista a subir no palco foi Sandro Bittencourt de Souza, CEO da Vektor Energia, empresário com mais de 25 anos de experiência no mercado de energia e que já realizou a migração de mais de 200 empresas do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia. Sandro destacou que todas as pessoas - e não mais somente as grandes empresas - deixarão de ser simples consumidores para ser um “smart customer”. “O consumidor terá a liberdade de escolha e, muito além de poder escolher a sua fonte de energia e obter mais economia, passará a ser um agente ativo nesse cenário. O consumidor poderá obter renda com o seu carro elétrico, por exemplo, ao carregar o carro durante a madrugada, quando a energia é mais barata, e devolvendo para a rede a energia não utilizada durante o dia no horário de ponta”, destacou Sandro.


O CEO da Vektor adiantou que haverá uma queda nos preços das tecnologias, facilitando o acesso dos consumidores a produtos hoje considerados inacessíveis, e também enfatizou que até o ano de 2050 serão investidos 9,9 trilhões de dólares em energia renovável no mundo. “No cenário brasileiro até 2026 - de acordo com o Ministério de Minas de Energia - todos nós poderemos escolher nosso fornecedor de energia, assim como aconteceu com a telefonia”, finalizou.



Já o co-fundador e diretor comercial da TAB energia, Michel Kazmierski, enfatizou que a energia fotovoltaica já é hoje a terceira maior fonte de energia elétrica do país. Michel apresentou cases muito interessantes de grandes clientes atendidos pela TAB, como a empresa Döhler, já com mais de 2.300 painéis solares instalados que poderão gerar uma compensação em 1.030 I-RECs (certificações internacionais de energia renovável) – o que é de grande valia para a imagem e reputação da corporação. Para outro cliente, a ACIJ - Associação do Comércio e da Indústria de Joinville, após a instalação dos painéis solares a economia anual em energia elétrica chegou a R$ 81 mil.

Michel também ressaltou como a energia solar é hoje muito mais do que uma alternativa para economizar energia, e sim uma oportunidade de investimento, inclusive com mais retorno do que aplicações em renda fixa, por exemplo. A empresa com sede em Joinville já instalou mais de 32 mil painéis de energia fotovoltaica.

O painel Energia 360 encerrou com a participação de Mário Gaidzinski, representante da plataforma Eloverde, que iniciou sua palestra destacando que o Mercado Livre de Energia tem uma participação no Brasil atualmente de 35% de todo o consumo e, de acordo com estimativas, essa porcentagem deve atingir 70% até o ano de 2028. Mário abordou a integração energética como uma tendência, ou seja, cada vez mais o somatório de soluções é bem-vindo para que principalmente empresários obtenham os melhores resultados para as suas empresas - tanto em economia, como em qualidade e também sustentabilidade. “Hoje através da nossa plataforma e diferentes soluções disponíveis, como o Elocycle, já são mais de 500 mil toneladas de resíduos de inúmeras empresas que são gerenciados, contribuindo para um mundo mais sustentável”, finalizou.








 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia