29/08/2022 às 05h40min - Atualizada em 29/08/2022 às 08h02min

De onde vem o que eu como #4: PANCs

Agricultora de Alagoas gera renda extra com doces de PANCs; chef de cozinha baiana trouxe para São Paulo os ingredientes da Chapada Diamantina. Podcast explica o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e por que elas são importantes.

G1
https://g1.globo.com/podcast/de-onde-vem-o-que-eu-como/noticia/2022/08/29/de-onde-vem-o-que-eu-como-4-pancs.ghtml

Agricultora de Alagoas gera renda extra com doces de PANCs; chef de cozinha baiana trouxe para São Paulo os ingredientes da Chapada Diamantina. Podcast explica o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e por que elas são importantes. Você pode ouvir o "De onde vem o que eu como" no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o “De onde vem” para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Assim, de bate-pronto, você saberia explicar o que é uma PANC?
PANC é a sigla de Planta Alimentícia Não Convencional, como é o caso do ora-pró-nobis, da taioba e da beldroega. Você já deve ter visto uma PANC por aí - elas estão no quintal, na calçada, e também nas matas nativas. Antes mesmo de serem conhecidas pelo termo PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais já faziam parte de pratos tradicionais do país: a vinagreira no arroz de cuxá; o jambu no tacacá e no pato com tucupi; a língua-de-vaca no efó.

Mas será que tem como incluir as PANCs na nossa alimentação diária?
O podcast ‘De onde vem o que eu como’ responde a essa e a muitas outras perguntas! Quais pratos regionais são feitos com PANCs? Qual o valor nutricional delas?
As pesquisadoras Raquel Santiago, da UFG, e Patrícia Medeiros, da UFAL, deram mais detalhes sobre as PANCs.
O episódio tá cheio de curiosidades e histórias de pessoas que vivem da renda gerada pelas PANCs. A agricultora Rita Ferreira, de Piaçabuçu, Alagoas, conta quais doces ela produz com essas plantas. E a chef de cozinha Ieda de Matos explica quais ingredientes da Chapada Diamantina (BA) vão muito bem nos pratos do restaurante dela na cidade de São Paulo.
Podcast 'De onde vem o que eu como' traz curiosidades sobre as PANCs
Augusto Carlos/TV Globo
Bora conhecer várias plantas que sempre estiveram mais perto do que você imagina!
Ou vai continuar perdendo essa riqueza de novos sabores?
Siga o "De onde vem o que eu como" no seu agregador de áudio favorito para ser avisado sempre que tiver um novo episódio no ar.
O podcast '"De onde vem o que eu como" é produzido por: Mônica Mariotti, Luciana de Oliveira, Carol Lorencetti e Eto Osclighter. Apresentação: Luciana de Oliveira e Carol Lorencetti.
OUÇA TAMBÉM:
De onde vem o que eu como #1: Ovo
De onde vem o que eu como #2: Caipirinha
De onde vem o que eu como #3: Caju
Pancs são o tema do 4º episódio do podcast 'De onde vem o que eu como'.
Comunicação/Globo
VEJA MAIS:
De onde vem o que eu como: salada toma banho e pode até se afogar
Banana tem família e até coração
Árvore da laranja perde 'infância' para fruta chegar saudável e mais rápido à mesa
Como é o café especial que faz o Brasil ser premiado internacionalmente

Fonte: https://g1.globo.com/podcast/de-onde-vem-o-que-eu-como/noticia/2022/08/29/de-onde-vem-o-que-eu-como-4-pancs.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia