26/08/2022 às 18h03min - Atualizada em 26/08/2022 às 18h45min

UniBH recebe hackathon para imersão de alunos de T.I e propõe desafio social

Alunos da área de tecnologia terão que desenvolver app para empreendedores em comunidades atendidas pela rede Gerando Falcões

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Nazaré Assis
unibh.br
Divulgação/ UniBH

Neste final de semana, cerca de 120 estudantes irão acampar no UniBH - Campus Buritis, em Belo Horizonte, para uma imersão no universo digital. Das 19h45 desta sexta-feira (26) até às 11h30 do domingo (28), alunos dos cursos de Tecnologia da Informação (T.I) participarão do Hacka Hub, um hackathon - maratona de estudo e desenvolvimento de programação de sistemas.

O Hacka Hub faz parte da programação da 4ª edição do ‘Tech Week Experience’, uma semana de imersão em inovação e tecnologia, em todas as 18 instituições de ensino superior (IES) do Ecossistema Ânima no Brasil, alcançando cerca de 18 mil participantes. 

O tema deste ano é ‘Inovação, tecnologia e mercado de trabalho’, com isso, o desafio do Hacka Hub envolve parceria com grandes nomes como a Project Management Institute (PMI) e a rede Gerando Falcões de desenvolvimento social.

Para o diretor do UniBH, Eduardo França, receber o Hacka Hub é um motivo de orgulho para o UniBH. “Em primeiro lugar, pela relação direta com dois dos nossos pilares de posicionamento, parcerias criativas e espaços inspiradores. Além disso, permitimos que os alunos de T.I desenvolvam atividades dentro da Tech Week Experience, fomentando a interação presencial entre alunos do UniBH e da Una, e no virtual, com alunos das outras IES do Ecossistema Ânima. Serão 24 horas de trabalho em projetos numa pauta social absolutamente relevante, chancelada pela Gerando Falcões”, afirma.

Além de fomentar pautas sociais nos alunos, a parceria com o PMI é estratégica para os dois lados. Segundo a Analista de Negócios e Parcerias na América Latina do PMI, Hellen Almeida, em meio século de existência da instituição que está sempre realizando pesquisas de mercado, uma das conclusões recentes foi a identificação de uma lacuna de pessoas qualificadas - principalmente da área tecnológica - no mercado de trabalho. “Tem muito profissional se aposentando e abrindo novas oportunidades e funções. Vimos essa necessidade e estamos trabalhando cada vez mais próximos das universidade para que essas pessoas possam sair para o mercado com uma qualificação maior e melhor empregabilidade”, explica Hellen. 

O desafio

O hackathon Hack Hub, promovido pelo Ânima Lab Hub, irá desafiar 270 estudantes pelo país - em formato híbrido de interação - a criar o protótipo de um aplicativo real que ajude a impulsionar os negócios de pequenos empreendedores das comunidades onde atua a rede Gerando Falcões. 

O desafio partirá de  um caso de uma pequena empresa da favela, para desenvolver um app genérico para apoiá-los na gestão empresarial de seu próprio negócio nas favelas de integrantes da Gerando Falcões. O app deverá conter recursos para ajudar em atividades como controle de fluxo de caixa, recursos humanos, precificação de produtos, entre outros.

Os alunos formarão grupos de no máximo cinco pessoas e serão orientados por professores (monitores) durante o desenvolvimento das atividades do hackathon. As empresas parceiras irão disponibilizar profissionais relacionados ao negócio e ao desenvolvimento da solução. Soluções inovadoras e criativas influenciarão na avaliação do grupo para a premiação.

Os alunos deverão apresentar, em um pitch de 5 minutos a sua solução para a banca de sua respectiva regional, que avaliará os seguintes critérios: Qualidade do Pitch, Viabilidade da Solução, Impacto ao Negócio, Design, Usabilidade, Escalabilidade, Complexidade de Manutenção.

Para a  professora de programação e gestora do Ânima Lab, Samara Leal, os estudantes já querem fazer a diferença na sociedade mesmo antes de estar com o diploma em mão: “É constante na pauta dos alunos a diferença que faz desenvolver projetos para problemas e empresas reais. Envolve uma conexão muito grande com os nossos alunos, de responsabilidade, de engajar nas atividades e nas questões sociais”, conta.

Para a premiação serão selecionadas 4 equipes, uma de cada regional das instituições de ensino participantes, que receberão do PMI um kit com: 1 Filiação ao PMI, 1 AirPod - Modelo Aris Pro Fone de Ouvido personalizado Wireless, 1 Garrafa térmica e 1 Porta Celular.

Durante as aulas deste segundo semestre, os alunos dos times vencedores desta primeira fase irão desenvolver os protótipos e, em novembro, disputarão o prêmio principal de  200 dólares em de Gift Card, após construírem o MVP, completar todos os cursos da plataforma e obter as certificações do PMI e da Microsoft. 

A versão final e ativa do app vencedor será disponibilizada para ser baixada gratuitamente pelos empreendedores das comunidades nas lojas de apps.

 

SERVIÇO:

Hacka Hub - Teck Week Experience

Data: 26 a 28 de agosto

Local: UniBH - Campus Buritis. Av. Professor Mário Werneck, 1685 - Buritis, Belo Horizonte

 

Sobre o UniBH

Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica. Pelo segundo ano consecutivo a instituição foi reconhecida como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia