24/07/2018 às 06h20min - Atualizada em 24/07/2018 às 06h20min

Saiba como evitar e estancar o sangramento no nariz

Evelin Azevedo

Agência O Globo -
Agência O Globo -
Foto: Reproduçao

O clima frio e seco característico do inverno na Região Sudeste é um dos motivos que leva o nariz a sangrar nesta época do ano. As narinas têm como principal função umidificar e aquecer o ar que entra em nosso organismo, para favorecer a troca gasosa que ocorre nos pulmões.

— O nariz possui muitos vasos sanguíneos. Quando inalamos o ar mais frio, ocorre uma dilatação destes vasos para que o ar possa ser devidamente aquecido. Se o ar está muito seco, ele retira água da mucosa nasal para ser umidificado. Então, quando há a combinação de ar seco e frio, a mucosa fica ressecada, levando a microfissuras que podem sangrar — explica Maura Neves, otorrinolaringologista da Clinica MedPrimus.

Crianças, idosos e pessoas hipertensas ou que façam uso de medicamentos como anticoagulantes estão mais suscetíveis ao sangramento nasal. Nas épocas mais frias e secas, é comum que o nariz acumule crostas.

— O fato te cutucar acaba aumentando as chances de provocar uma lesão, principalmente nos períodos de estiagem — pontua Ricardo Dolci, otorrinolaringologista da Clínica Dolci.

Além de sangramento nasal, o clima mais seco pode propiciar a disseminação de doenças respiratórias.

— O ar seco piora muito os níveis de poluição, facilita a transmissão e a multiplicação dos vírus. Isto aumenta as chances de as pessoas desenvolverem doenças infecciosas e também inflamatórias, como a asma e a bronquite — explica Maura.

Outra medida para evitar o sangramento nasal é umidificando o ar dentro de casa.

— Duas horas antes de dormir, ligue o umidificador de ar, e, ao se deitar, desligue-o. Deixar a noite toda funcionando, favorece a propagação de infeções — diz Ricardo.

 

Para não cair na tentação de desobstruir o nariz com os dedos, uma das recomendações é lavar as narinas com soro ao acordar e antes de ir dormir. Assim, a respiração flui melhor e o nariz fica mais umidificado e protegido de traumas.

— Sempre indico que a lavagem nasal seja feita com soro fisiológico 0,9%, pois ajuda a evitar o ressecamento da mucosa. O soro 3% é hipertônico (tem mais sal), e, por isso, vai ressecar ainda mais a mucosa — lembra Ricardo.

O sangramento nasal normalmente estanca sozinho, mas se o fluxo for forte, é possível controlá-lo.

— A pessoa deve apertar as duas narinas com os dedos indicador e polegar, segurando de três a cinco minutos, e respirar pela boca. Caso a pessoa esteja no sol, é preciso ir para uma sombra fresca. Pode-se também usar gelo sobre o nariz, mas deve estar envolvido em um pano. É importante evitar virar a cabeça para trás, pois este sangue engolido pode causar enjoo e, se a pessoa vomitar, o sangramento fica pior — acrescenta Maura.

 

Umidifique continuamente o ar do ambiente com um umidificador, toalhas molhadas ou bacias de água

Evite a exposição ao sol e ambientes com o ar seco, como com ar condicionado ou aquecedor. Isto ajuda a ressecar as narinas

Beba bastante água para manter o corpo bem hidratado

Utilize soro fisiológico 0,9% para aliviar o nariz quando estiver seco, assim como para lavá-lo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia