26/08/2022 às 16h11min - Atualizada em 26/08/2022 às 16h18min

Destinos imperdíveis em Santa Catarina para amantes de off-road

Caminhos sinuosos descortinam paisagens exuberantes, cânions e rios de águas cristalinas

SALA DA NOTÍCIA A
iStock
 

“Toda a terra dourada está à sua frente e todos os tipos de eventos imprevistos esperam de tocaia para te surpreender e fazer você feliz por estar vivo para ver.” O pensamento do escritor Jack Kerouac é compartilhado pelos amantes do off-road, que veem nos caminhos sinuosos uma possibilidade de se aventurar e desbravar novos roteiros. O termo em inglês significa “fora da estrada” e designa atividades que são realizadas em locais distantes, desprovidos de estradas pavimentadas, com acesso mais trabalhoso.

 

A prática tem atraído muitos adeptos, motivados pelo desejo de fugir do estresse, se conectar com a natureza e superar obstáculos como lamaçais, buracos e morros. Os caminhos, que fogem ao convencional, possibilitam uma experiência inesquecível, com dunas, cânions e cachoeiras.

 

A prática segue o estilo do aventureiro, e pode ser realizada com jeeps, motocicletas, quadriciclos, bicicletas e até cavalos. Os carros 4x4 estão entre os preferidos, e a tração nas quatro rodas possibilita superar situações mais difíceis. Para a diversão ser segura, é importante fazer uma revisão completa e adquirir, por exemplo, acessórios para Jeep Renegade ou outros veículos. Ficou com vontade de pegar a estrada? Confira trilhas off-road incríveis para explorar em Santa Catarina. 

 

Cânion do Funil

 

Um dos três grandes desfiladeiros de Bom Jardim da Serra, o Cânion do Funil fica a 231 quilômetros de Florianópolis. É um passeio imersivo, com paisagens de tirar o fôlego, com destaque para os penhascos pontiagudos. No lado norte, o ponto mais elevado tem 1.590 metros de altitude, com uma vista impactante dos paredões gigantescos, Morro da Igreja e litoral.

 

Localizado dentro de uma propriedade privada, o acesso é mediante pagamento, com autorização do proprietário ou com guia cadastrado. O visitante pode passar algumas horas ou acampar, com valores diferenciados. O carro chega até a 900 metros da borda do cânion; depois, o passeio é por caminhada.

 

Faxinal do Bepe

 

A região de Mata Atlântica, situada no Parque Nacional da Serra do Itajaí, é uma viagem imperdível. O trecho tem rios de águas cristalinas, natureza exuberante e a vila Faxinal do Bepe, que foi abandonada para se tornar local de preservação. O ideal é percorrer a reserva com um veículo 4x4, que precisa de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para não ser multado pela fiscalização. O caminho tem trechos pedregosos e com muitas erosões, em virtude das chuvas. 

 

Pico Malwee

 

Imagine um mirante com estrutura de vidro que avança sobre a paisagem, com a sensação de estar flutuando. Assim é o Pico Malwee, um presente para quem busca beleza e adrenalina. O caminho até o topo é de aproximadamente três quilômetros e exige atenção, pois alguns trechos são estreitos, com curvas sinuosas. 

 

O pico fica em uma propriedade, em Jaraguá do Sul, a 191 quilômetros de Florianópolis. A entrada é gratuita e os portões ficam abertos das 7h às 18h, todos os dias. O local tem ótima infraestrutura para quem deseja visitar ou acampar. Os banheiros têm chuveiros e acessibilidade para cadeirantes. A dica é chegar cedo e presenciar o espetáculo do amanhecer.

Campos do Quiriri

 

Em tupi-guarani, Quiriri significa “silêncio noturno”; o local é um paraíso, em uma área de proteção ambiental, que abrange as cidades de Campo Alegre, Joinville e Garuva. O conjunto de montanhas tem aproximadamente 30 cumes, que podem chegar a mais de 1.500 metros de altura. A trilha é difícil, com subida íngreme, e é preciso carro com tração 4x4. A visitação necessita de autorização, então reserve com antecedência para desfrutar com tranquilidade. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia