25/08/2022 às 09h00min - Atualizada em 26/08/2022 às 00h08min

Crianças ucranianas são levadas para adoção forçada na Rússia, denuncia instituto dos EUA

Mais de 1000 menores já teriam passado pelo processo.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/25/criancas-ucranianas-sao-levadas-para-adocao-forcada-na-russia-denuncia-instituto-dos-eua.ghtml

Mais de 1000 menores já teriam passado pelo processo. Crianças estão sendo afetadas pela guerra na Ucrânia
Darrin Zammit Lupi/REUTERS
O Instituto para estudo da guerra (ISW) divulgou um documento nesta terça-feira (23) onde alega que a Rússia estaria levando crianças ucranianas de Mariupol para uma adoção forçada no país.
Segundo o documento, mais de 1000 crianças já teriam passado pelo processo de deixar a cidade portuária rumo a outros municípios russos como Tyumen, Irkutsk, Kemerov e Altay Krai.
Eles afirmam ainda que mais de 300 crianças seguem esperando por novas famílias depois de terem sido tiradas de seu país de origem.
Criança é vista na janela de um ônibus que estava deixando a cidade sitiada de Mariupol
Alexander Ermochenko/REUTERES
O Instituto diz que os cidadãos que assumirem a adoção terão um bônus entregue por Moscou.
"A Direção Principal de Inteligência da Ucrânia (GUR) informou adicionalmente que as autoridades russas transferiram 30 crianças ucranianas de Khartsyzk, Ilovaysk e Zuhres, na Oblast de Donetsk, sob o pretexto de que as crianças participassem de programas de treinamento educacional para jovens", diz o documento.
A ISW informou ainda que a transferência forçada de crianças de um grupo para outro "com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religiosos" viola a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/25/criancas-ucranianas-sao-levadas-para-adocao-forcada-na-russia-denuncia-instituto-dos-eua.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia