25/08/2022 às 09h03min - Atualizada em 25/08/2022 às 12h41min

Previdência alternativa: método FIRE permite que millennials se aposentem até os 40 anos

A técnica viabiliza independência financeira antecipada por meio da acumulação de patrimônio e investimentos. No Brasil, a metodologia é aplicada pelo educador financeiro e influenciador Daniel Carraretto

SALA DA NOTÍCIA Letícia Gomes
https://www.instagram.com/meudinheiroativo/
mda
Desde a reforma da Previdência, em 2019, conquistar a aposentadoria exige pelo menos quatro décadas de contribuição, um baita problema para os millenials que estão chegando agora ao mercado de trabalho. Diante desse cenário, ferramentas de aceleração para se aposentar até os 40 anos têm ganhado cada vez mais força. É o caso do método FIRE, um plano que visa poupar e investir para alcançar a independência financeira e viver de renda bem antes dos 60 anos. 

Quem tem massificado o conhecimento deste método no Brasil é o influenciador digital e educador financeiro Daniel Carraretto, que lançou um curso completo e inédito no Brasil sobre o tema. As aulas ministradas pelo especialista estão disponíveis na plataforma “O Guia Financeiro”, da Guide Investimentos, que oferece conteúdos sobre organização financeira, planejamento e investimentos. 


“O método Fire nasceu na década de 90 nos Estados Unidos, baseado em um livro de Vicki Robin e Joe Dominguez. Diante de um cenário de dívidas imobiliárias, financiamentos estudantis e uma verdadeira exaustão financeira, o método surge como uma saída para que as pessoas não precisem ‘morrer de trabalhar’.  Estudo o método FIRE e o aplico na minha rotina há mais de 10 anos e acredito que o conhecimento acerca do tema pode apoiar muitos brasileiros a saírem das dívidas e se aposentarem a tempo de aproveitar a vida e a família com dignidade”, explica o especialista financeiro.

O cálculo por trás da estratégia FIRE determina a formação de um patrimônio mínimo 25 vezes maior do que o gasto familiar anual. A partir disso, o método avalia alguns pontos, como despesas e tempo de contribuição ou investimentos. Resumidamente, se a pessoa tem um gasto muito alto ou ela terá que acumular um patrimônio maior ou terá um tempo de contribuição maior para conquistar a tão sonhada independência financeira.

“Se tomarmos como exemplo uma pessoa que tem uma renda mensal de R$ 5 mil precisará poupar cerca de R$ 1,5 milhões para não ter que trabalhar mais. Claro que isso não significa se tornar ‘milionário’ e sim um plano de vida para envelhecer com conforto, de acordo com a realidade individual de cada pessoa. Isso pode ser parar de trabalhar, trabalhar menos ou até mesmo se mudar para o interior ou fora do país, dentre outras opções”, exemplifica Carraretto.

Sobre Daniel Carraretto
Com mais de 14 anos de experiência em gestão de negócios, finanças e investimentos, Daniel Carraretto é educador financeiro, palestrante, mentor financeiro, investidor e professor. Em 2018 fundou o canal MEU DINHEIRO ATIVO®, com a premissa de ajudar as pessoas a investir por conta própria e obter “um salário” através dos investimentos. Com linguagem simples e didática, ensina sobre educação financeira e investimentos para cerca de um milhão de seguidores - entre redes como Instagram, Tik Tok, Kwai e YouTube - diariamente, alcançando mais de 3 milhões de pessoas semanalmente e 18 milhões de visualizações mensais.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia