24/08/2022 às 10h07min - Atualizada em 25/08/2022 às 00h15min

Ibovespa fecha perto da estabilidade com resultados do IPCA-15 e espera pelo Fed

Na terça-feira, bolsa fechou em alta de 2,13%, a 112.857 pontos.

G1
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/24/ibovespa.ghtml
Na terça-feira, bolsa fechou em alta de 2,13%, a 112.857 pontos. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, terminou o dia perto da estabilidade nesta quarta-feira (24), de olho em dados de inflação e em indicativos sobre os juros dos Estados Unidos.
O indicador teve uma leve alta de 0,04%, a 112.898 pontos. Veja mais cotações.
Na terça-feira, a bolsa fechou em alta de 2,13%, a 112.857 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa tem alta de 1,26% na semana, 9,43% no mês, e de 7,70% no ano.

“O que mais pesa para os pobres é o que tem permanecido alto: o alimento”, diz Miriam Leitão sobre resultado do IPCA-15
O que está mexendo com os mercados?
No cenário local, o IBGE divulgou mais cedo que o IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, ficou em -0,73% em agosto, ainda puxado pelo recuo do preço da gasolina após o limite imposto às alíquotas do ICMS.
"Temos sinais favoráveis em bens industriais e serviços que estabilizaram um pouco, e a difusão parece ter feito um pico. Mas o patamar da inflação desses itens ainda é muito alto — anualizado está em quase 12%. Ainda tem muito trabalho para voltar para a meta do BC", diz Danilo Passos, economista da WHG.
Um levantamento do Valor Econômico mostra que gasolina, energia elétrica, etanol e passagem aérea foram os quatro itens de maior influência para a deflação do IPCA-15 de agosto. Juntos, esses itens tiveram um impacto negativo de 1,37 ponto percentual no índice geral, o que significa que o resultado de agosto teria sido de uma alta de 0,64% sem esses produtos.
Segundo levantamento feito pela Reuters com analistas de mercado, a expectativa é que o Ibovespa deve manter uma tendência positiva nos próximos meses, embora com alguma volatilidade, enquanto agentes financeiros aguardam o resultado da eleição presidencial no país em outubro, bem como as principais indicações econômicas para os próximos anos.
No exterior, o foco segue na crise energética na Europa, nos sinais de desaceleração da economia chinesa e nas expectativas sobre as taxas de juros dos Estados Unidos.
Na quinta-feira, começa o simpósio de Jackson Hole, nos EUA, quando o Federal Reserve, o BC norte-americano, deve dar pistas sobre os rumos da política monetária local. Está previsto para sexta um pronunciamento do presidente da Fed, Jerome Powell.
"Esperamos que Powell e os outros principais banqueiros centrais tomem um tom bastante aguerrido", disse Joseph Little, estratega global principal do HSBC Asset Management, de acordo com a Reuters.
"Eles têm de reconhecer o fato de que a economia está a abrandar e o caminho para uma "aterragem suave" nos Estados Unidos está a ficar cada vez mais estreito, mas o principal objetivo é assegurar que as pressões inflacionistas sejam empurradas para fora do sistema".
Os investidores estão divididos entre esperar uma subida de 50 pontos base e uma subida de 75 pontos base por parte do banco central.
Enquanto isso, as ações europeias subiram. O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,16%, a 432,05 pontos, e encerrou uma sequência de três dias de perdas, mas ainda rondando mínimas em um mês.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/24/ibovespa.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia