23/08/2022 às 07h42min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h05min

Alexander Dugin, 'guru' de Putin, vai a funeral de filha assassinada em Moscou

Centenas pessoas acompanharam cerimônia. Darya Dugina foi morta após explosivos colocados embaixo de seu veículo serem detonados. Alexandre Dugin é considerado o maior conselheiro de Vladimir Putin. Rússia e Ucrânia se culpam mutuamente pelo ataque.

G1
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/08/23/alexander-dugin-guru-de-putin-vai-a-funeral-de-filha-assassinada-em-moscou.ghtml

Centenas pessoas acompanharam cerimônia. Darya Dugina foi morta após explosivos colocados embaixo de seu veículo serem detonados. Alexandre Dugin é considerado o maior conselheiro de Vladimir Putin. Rússia e Ucrânia se culpam mutuamente pelo ataque. Alexander Dugiu (à esq.), considerado 'guru' de Putin, comparece a funeral de filha, Darya Dugina, morta por explosivos colocados embaixo do seu carro, em 23 de agosto de 2022.
Reuters
Centenas de pessoas compareceram nesta terça-feira (23) em Moscou ao funeral de Darya Dugina, filha do intelectual ultranacionalista russo Alexander Dugin, considerado o maior conselheiro do presidente russo, Vladimir Putin.

Darya Dugina foi assassinada em um atentado com explosivos colocados embaixo de seu carro, uma ação que a Rússia atribui à Ucrânia. Já Kiev culpa Moscou.
Assim como o pai, Dugina era defensora da invasão russa à Ucrânia.
O funeral acontece nesta segunda-feira em um salão do centro Ostankino TV de Moscou, onde uma foto de Dugina foi posicionada diante do caixão aberto. Dugin e sua esposa sentaram ao lado do caixão da filha.
"Ela morreu pelo povo, pela Rússia, no front. O front é aqui", afirmou Dugin no início da cerimônia.
Leia também:
Quem é Alexander Dugin, 'guru' de Putin que perdeu a filha em explosão de carro
Filha de guru de Putin foi morta em crime planejado, diz Comitê de Investigação da Rússia
Explosão de carro mata Daria Dugina, filha de guru de Putin
Comitê de Investigação da Rússia/Reuters
Dugina morreu no sábado na explosão de uma bomba instalada em seu veículo quando dirigia por uma avenida a 40 quilômetros de Moscou.
A Rússia acusou os serviços de inteligência ucranianos pelo ataque, o que o governo da Ucrânia nega.
Dugin, de 60 anos, se tornou conhecido nos anos 1990, durante o caos intelectual que surgiu após a dissolução da União Soviética. Ele havia sido um dissidente anticomunista nos últimos anos da URSS.
Quem era Darya Dugina, morta em explosão de carro na Rússia
O intelectual de longa barba e ar de profeta afirma ter influência ideológica sobre Putin.
O chefe de Estado russo se tornou cada vez mais hostil em relação ao Ocidente e muitos consideram que Dugin tem alguma responsabilidade na mudança. Alguns analistas o chamam de "Rasputin de Putin ou "cérebro de Putin".
Vladimir Putin nunca o apoiou publicamente, mas na segunda-feira o Kremlin divulgou uma mensagem de pêsames do presidente, na qual denunciou o "crime vil" que matou Dugina.
Daria Dugina também era uma figura com grande presença em canais de televisão pró-Kremlin, como Russia Today e Tsargrad.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/08/23/alexander-dugin-guru-de-putin-vai-a-funeral-de-filha-assassinada-em-moscou.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia