22/08/2022 às 08h49min - Atualizada em 23/08/2022 às 11h16min

Como funciona o atendimento médico on-line?

A médica de Clínica Geral da Vibe, Dra. Fernanda Monteiro, esclarece as principais dúvidas referentes a telemedicina.

DINO
https://vibesaude.com/


O atendimento médico on-line tem se tornado tendência mundial. Com a flexibilização da regulamentação feita pelo Ministério da Saúde e também o impulso da pandemia do novo coronavírus, o atendimento médico digital tornou-se cada vez mais comum.

De acordo com a Clínica Geral da Vibe, Fernanda Monteiro "a regulamentação é de suma importância porque traz diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas e profissionais médicos, de modo a atender com excelência a população e evitar más condutas e/ou prejuízos ao cliente’’.

O que é atendimento médico on-line?

A consulta médica on-line é feita entre o médico e paciente, por meio de uma plataforma que utiliza tecnologia da informação para garantir a segurança e o sigilo de dados, que foram trocados no período da consulta.

Para que seja realizado o atendimento médico, a plataforma da consulta deve registrar no prontuário do paciente informações clínicas, o número do Conselho Regional Profissional do Médico e a unidade de federação.

Com a consulta médica on-line, o profissional também pode prescrever receitas e atestados médicos, desde que assinados virtualmente.

Fernanda Monteiro ainda afirma que "a telemedicina facilita a vida de doentes crônicos porque amplia o acesso e permite que o cuidado seja possível independentemente da localização de profissionais e pacientes. A consulta pode ocorrer separadamente da disponibilidade do transporte, da má previsão do tempo, do congresso médico ou da visita que chegou inesperadamente”.

Benefícios do atendimento médico on-line

O atendimento médico on-line tem como principal benefício a praticidade para o agendamento de consultas e a diversidade de especialistas:

  • Agenda clínica ampliada: possibilidade do paciente definir o melhor horário e período para agendamento de consultas;
  • Estrutura de dados sigilosa: segurança de dados trocados durante a consulta;
  • Envio de imagens e arquivos em tempo real, médicos, enfermeiros e especialistas podem compartilhar dados como fotos de cardápio, atestados, de forma rápida.
  • Praticidade para esclarecer dúvidas: consultas on-line permitem a explicação de dúvidas sobre sintomas e tratamentos, por exemplo.

A médica Fernanda Monteiro ainda expõe sobre a importância da telemedicina. "O Brasil é um país continental com inúmeros municípios que carecem de profissional médico por diversas razões, uma delas é a dificuldade de acesso. Nesse sentido, a telemedicina encurta distâncias e leva mais especialidades onde antes nem o clínico geral chegava’’.

Atendimento com nutricionistas on-line

O atendimento com nutricionista também pode ser agendado para ocorrer on-line. Por meio de uma chamada de vídeo, o profissional em nutrição realiza a consulta com base nos objetivos do paciente, fornecendo todo o suporte para esclarecer dúvidas e ainda prepara um cardápio completo que é enviado pela própria plataforma.

Consulta com psicólogos on-line

Cuidar da saúde mental é fundamental e com a flexibilidade das consultas on-line, o paciente pode realizar o atendimento em diferentes locais, via smartphone. Para agendar as sessões com terapeutas on-line é possível escolher a vertente que busca explorar, seja por abordagens ou mesmo especialidades.

Com a conexão on-line, o paciente pode definir o melhor horário de atendimento e ainda ter maior liberdade para participar das sessões no ambiente desejado.

Fernanda também destaca que "A telemedicina democratiza o acesso, expande a oferta de cuidado e encurta distâncias ao permitir que o profissional de saúde chegue aos locais mais remotos do país. Num país continental como nosso, poder chegar aonde o transporte não leva, é de suma importância. Além disso, contribui muito quando a telessaúde permite que diversos profissionais façam abordagens multidisciplinares em prol do paciente. Na prática, um médico especialista em SP pode contribuir com o cuidado de um paciente no RN sem deslocamento’’. 

Consulta com enfermeiros on-line

O enfermeiro on-line atua como um intermediador do paciente para que ele seja orientado, com base nos sintomas, à especialidade de saúde mais indicada. A triagem com enfermaria é recomendado em caso de sintomas como febre, coriza, tosse, dentre outros.

Para saber mais, basta acessar: https://vibesaude.com



Website: https://vibesaude.com/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia