21/08/2022 às 01h33min - Atualizada em 21/08/2022 às 04h02min

Acusados de espionagem, 2 russos e 1 ucraniano são presos na Albânia

Acusados foram pegos tirando fotos de uma fábrica militar no sul do país. Guardas foram feridos durante prisão.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/21/acusados-de-espionagem-2-russos-e-1-ucraniano-sao-presos-na-albania.ghtml
Acusados foram pegos tirando fotos de uma fábrica militar no sul do país. Guardas foram feridos durante prisão. Dois russos e um ucraniano foram presos por suposta espionagem em uma fábrica militar no sul da Albânia, informou o Ministério da Defesa albanês no sábado (20).
O russo identificado apenas como M.Z., 24, foi detido depois de entrar no terreno da fábrica em Gramsh, 80 quilômetros ao sul da capital, Tirana, e tirar fotos, disse o ministério em comunicado. Dois guardas militares foram feridos por um "spray neoparalisante" usado pelo russo ao resistir à prisão, disse o jornal.
Outra russa, S.T., 33, e um ucraniano, F.A. 25, foram presos do lado de fora do complexo e seu veículo foi bloqueado, disse o ministério.

“Três pessoas foram acompanhadas por policiais que, em cooperação com outras instituições, estão investigando o caso”, disse o comunicado, acrescentando que a polícia militar, a polícia de inteligência do exército e as polícias civil e antiterror estão coordenando o caso.
Os dois guardas do exército feridos pelo spray foram levados para um hospital militar para atendimento médico.
Leia também:
Ataque russo fere mais de 10 civis no sul da Ucrânia
Putin concorda que Agência Internacional de Energia Atômica inspecione usina nuclear na Ucrânia
A fábrica militar de Gramsh foi inaugurada em 1962 para produzir fuzis AK-47, ou Kalashnikov. Após a queda do comunismo em 1990, interrompeu a produção e começou a desmantelar velhos Kalashnikovs e outras armas pequenas. Também repara outras armas do exército.
“Que orgulho para os guardas militares que neutralizaram três indivíduos suspeitos de espionagem”, escreveu o primeiro-ministro Edi Rama no Twitter, acrescentando: “Agora vamos aguardar o esclarecimento completo deste evento”.
A Albânia, membro da OTAN desde 2009, renunciou fortemente à invasão da Ucrânia pela Rússia e aderiu às sanções da União Europeia e dos EUA contra Moscou.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/21/acusados-de-espionagem-2-russos-e-1-ucraniano-sao-presos-na-albania.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia