23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Espectadores de 'Segundo Sol' desaprovam vingança de Roberval contra os Athayde

Luana Santiago*

Agência O Globo -
Agência O Globo -
Divulgação/TV Globo

"Ninguém voltou do além para dizer se ser bonzinho funciona, então ele tem que ser malvado mesmo". Para a professora aposentada Julia Souza, de 70 anos, Roberval (Fabricio Boliveira) deve ir com tudo em sua vingança contra os Athayde, em especial contra Severo (Odilon Wagner), em “Segundo sol”. “Morrer solitário’’, nas palavras dela, seria um desfecho digno para o corrupto e também para Zefa (Claudia di Moura), que, após escolher ficar ao lado do patrão, não merece o perdão do filho, segundo a espectadora:

— Não decidiu esconder tudo junto do ricaço? Não aceitou ser a empregada dele a vida toda? Bem feito para ela!

Mas nem todo mundo apoia os planos maquiavélicos de Roberval. Pelo contrário! Alaíde dos Santos, cozinheira de 60 anos, da Cidade de Deus, acredita que a dedicação do milionário em prejudicar os Athayde não vale a pena.

— O tempo, o dinheiro e a preocupação que ele coloca nessa vingança são um desperdício — diz Alaíde, que, apesar de não concordar, não desmerece o rancor que ele sente, já que passou boa parte da vida acreditando ser órfão de pai enquanto o servia todos os dias: — Roberval não teve as mesmas oportunidades do irmão, Edgar (Caio Ciocler). Vem daí a raiva!

Ao ser visitado pelo filho bastardo na cadeia, Severo mandou na lata: ninguém gostava da presença dele na mansão da família. Essa afirmação mais a descoberta da traição de Cacau (Fabiula Nascimento) com seu irmão são o combustível para Roberval, secretamente, contratar Edgar como arquiteto para depois puxar o tapete dele.

Enquanto o personagem cai ainda mais no conceito do telespectador por não superar o passado, a professora Julia comemora a escolha de Cacau:

— Ela está certa. Edgar dá mais moral para Cacau do que Robertal, que só a esculacha.

Confira o que está rolando na boca do povo sobre Roberval:

Eugênia Baptista, de 64 anos, dona de casa:

"Entendo que tenha sido um choque para Roberval descobrir que era filho do patrão e ter sido tratado como empregado a vida toda, mas... Ele tem que superar e perdoar, porque vingança não leva a nada. E com a Cacau, sinceramente? É muita falsidade! Acho que ele está tramando para se vingar dela também por ter sido traído no passado. Roberval tem que confiar no destino, porque se vingar não adianta. Só traz mais dor"Cristiane da Silva de Oliveira, de 42 anos, auxiliar de serviços gerais:

"A vingança de Roberval é maldade pura. Tanto o pai quanto a mãe dele foram errados no passado, mas não mereciam esse tipo de troco. A história dele, aliás, lembra muito o que acontece aqui fora. Porque existe esse tipo de gente vingativa, malvada... Essa história é um espelho da realidade. Mas ele tem que esperar, porque o universo vai se encarregar de fazer o Severo pagar por tudo". Vanessa Santos, de 41 anos, cuidadora de idosos:

"Roberval é como um político. É mentiroso e vingativo. Ele precisa tratar esse rancor que existe dentro dele. O que vai acontecer entre Roberval e Cacau, de humilhá-la no altar depois que descobrir o caso dela com Edgar, eu até já imaginava. Para mim, parecia que ela também fazia parte do plano de vingança dele. Mas, nesse caso, Deus se encarrega de retornar todo o mal que alguém faz ao outro. A lei do retorno nunca falha".Luzinete de Souza, de 68 anos, dona de casa:

"O mal não se paga com o mal. Ele tinha que ser superior ao pai e à família que o maltratou. Mostrar-se uma pessoa mais evoluída. Apesar de eu achar errado a mãe não ter ido embora com ele quando a verdade veio à tona, ele não pode tratá-la como faz. Tem que ter respeito pela Zefa, sim! É a mãe dele, afinal! Já o Severo... Severo vai morrer sozinho. Mas o Roberval, não sei, não... Para mim, ele é muito arrogante". Raquel Ferreira, de 55 anos, operadora de máquinas:

"Sou do bem e a favor do bem. Guardar rancor adoece uma pessoa, e, por isso, Roberval precisa seguir em frente. Vingança mexe no psicológico e, principalmente, no espírito. Traz inúmeras doenças, faz até surgir um câncer! Um abismo chama o outro, e tudo que ele fizer pode se voltar contra ele. Além do mais, a vingança não vai consertar os erros da família que o rejeitou. Não vai trazer plenitude. E a maneira como Roberval trata a mãe não se justifica". Helena Silva Gonçalves, de 73 anos, dona de casa:

"Roberval devia perdoar o pai, Severo, mesmo que seja difícil pedir perdão. Essa vingança não devia estar acontecendo. A maneira como ele faz tudo está errada. Mas a vida de Roberval é complicada, né!? No entanto, o melhor de tudo é que estou amando poder ver minha Salvador (cidade baiana onde a dona de casa nasceu) na novela. Dá muita saudade de casa! A história é muito gostosa de assistir". Márcia Marília, de 42 anos, vendedora:

"Por não ter assumido o filho, Severo merece o que Roberval está fazendo contra ele, sim. Mas Zefa, não. Ele pega pesado demais com a mãe, e ela não merecia nada disso. Eu concordo com a vingança, acho que ela tem fundamento, mas Roberval não pode usar a mãe como pretexto para fazer maldades. E, inclusive, estou achando que ele vai se vingar de Cacau também. Parece que Roberval não deixou passar em branco o que aconteceu no passado". Camila Gonçalves, de 22 anos, estudante de Publicidade:

"Sou contra maldade, mas... Severo merece por tudo que ele faz. Por ser corrupto, por não pagar indenização para quem ele prejudicou e por tratar a nora como trata. Para mim, Roberval é um justiceiro, e os meios a que ele recorre para fazer os Athayde pagarem pelo que ele sofreu são toleráveis. Só a maneira como ele trata a mãe que é injusta, mesmo que ela tenha escolhido ficar do lado do patrão. A escolha é dela. É adulta, e ele tem que aceitar". 

* Estagiária sob supervisão de Ana Carolina de Souza


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia