19/08/2022 às 12h59min - Atualizada em 20/08/2022 às 00h04min

FIL tem Zezé Motta em debate sobre Carolina Maria de Jesus e sessão de autógrafos com Cafu

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Autora homenageada pela 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, a escritora mineira Carolina Maria de Jesus é tema da Conferência que ocupa a sala principal do Theatro Pedro II nesta segunda-feira (22), às 19h30. A conversa em torno da vida, das vivências, da obra e da trajetória da autora será com participação on-line da atriz e cantora Zezé Motta, artista expoente da cultura afro-brasileira e intérprete de Carolina Maria de Jesus no cinema; do jornalista e escritor Tom Farias, crítico literário e autor do livro “Carolina uma biografia”; e da professora e psicopedagoga Vera Eunice de Jesus, filha da homenageada.

A programação também tem o lançamento oficial do livro “A Saga Cafu - O Grande Sonho”, às 14h, no auditório do 1º andar no Centro Cultural Palace. Escrita pela jornalista Mariah Morais, a publicação traz a história de vida de um dos maiores nomes do futebol brasileiro, passando pelos desafios e superações de Marcos Evangelista de Morais até se tornar o capitão Cafu. Antes, às 13h, o ex-jogador participa de sessão de autógrafos no Estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, na Praça XV de Novembro.


Duas mesas redondas realizadas no Centro Cultural Palace convidam o público a refletir sobre questões brasileiras. Na primeira, às 9h30, o tema é “Independência do Brasil: política e não econômica”, com participação de Arnaldo Martinez de Bacco Junior, mestre e doutor em Educação; Edson Spressola, professor de Geografia; Arnaldo Martinez de Bacco Neto, professor de História e doutorando em Educação; e Osmar Barra, professor e escritor. Abertura com o coral da USP. Na segunda mesa, às 14h, o tema é “Poesia Brasileira: da pólis ao sertão, as diversas manifestações da poesia erudita e popular no Brasil”, com Perce Polegatto, escritor e professor de Literatura, e Márcio Fabiano Monteiro, professor e cordelista. Abertura com a banda Cabeça Roots).
  


Na Sessão 200 Anos, o professor Jurandir Malerba, doutor em História e pesquisador do CNPq; e o jornalista e artista visual Cordeiro de Sá, mestre em Arquitetura e Urbanismo, quadrinista e gestor social, participam do debate “Almanaque do Brasil nos tempos da independência”. Este encontro será às 14h, no auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), com mediação de Yuri Araújo Carvalho.
  


Inaugurando a agenda da FIL fora de Ribeirão Preto, o Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis recebe o rapper Renan Inquérito para a palestra “Cidadania e Empregabilidade”. Compositor e mestre em Geografia, Renan utiliza a música e a literatura como ferramentas de transformação social. Atividade exclusiva para o CPP.

Interatividade
  


Para quem gosta de colocar a mão na massa, a agenda desta segunda-feira na FIL concentra oficinas de fotografia, de zineteria, de artesanato e de customização de roupas. Para as crianças, sessões de contação de histórias e o ateliê de arte miúda - cada gota conta, uma história, que propõe a ressignificação de hábitos e criação de outras formas de se relacionar com a água e com as essencialidades da vida. O ateliê acontece às 14h, no espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II.

Dentro da temática ambiental, a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto e Ribeirão Preto), faz apresentações sobre uso consciente da água, o descarte correto do lixo e o Aquífero Guarani, com exposição ilustrativa, às 9h, no Estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, na Praça XV de Novembro. Para quem está se preparando para entrar na universidade, a Sessão vestibular tem debate sobre o livro “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, com Toni C, às 9h30, na A Fábrica (Instituto SEB).

O espetáculo “Amor - 100 Anos de Clarice Lispector”, com a atriz e dramaturga Eme Barbassa, acontece às 18h30, no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), e a Roda de Choro Ribeirão Preto, às 20h30, em torno do relógio da praça XV de Novembro, encerra a programação desta segunda-feira.

A programação completa da FIL está disponível na plataforma: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Para saber mais dobre a FIL 2022:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
 
SERVIÇO: FIL 22/08 (segunda-feira)

9h: Oficina de Fotografia - Lata Mágica | Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

9h: Saerp na Feira | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

9h: Palestra “Cidadania e Empregabilidade”, com Renan Inquérito | Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis - atividade exclusiva para o CPP.

9h30: Sessão Vestibular, com Toni C | A Fábrica (Instituto SEB) - com transmissão on-line no site da Fundação do Livro e Leitura

9h30: Coral da USP e Mesa Redonda “Independência do Brasil: política e não econômica” | Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

10h: O Mundo Mágico das Histórias | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

10h: Moda Sustentável - Oficina de Customização | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

10h: Oficina Zineteria - Ateliê aberto em experimentação em fanzines com Betto Souza | Tenda SESC (Esplanada Theatro Pedro II)

13h: Oficina de Artesanato | Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

13h: Mediação de Leitura “Histórias da Cultura Indígena, Africana e Popular” com Aline Nelí | Tenda SESC (Esplanada Theatro Pedro II)

13h: Sessão de Autógrafos com ex-jogador Cafú – Pré-lançamento oficial do livro | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

14h: Lançamento do livro “A Saga Cafu - O Grande Sonho” e coletiva de imprensa | auditório do 1º andar do Centro Cultural Palace

14h: Palestra “Moda consciente e minimalismo: repensando o consumo” | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

14h: Ateliê de Arte Miúda “Cada gota conta...uma história” com Infância sem excesso | Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

14h: Sessão 200 anos: “Almanaque Brasil nos tempos da independência” com Jurandir Malerba e Cordeiro de Sá | Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

14h: Apresentação da banda Cabeça Roots e Mesa Redonda “Poesia Brasileira: da pólis ao sertão, as diversas manifestações da poesia erudita e popular no Brasil” | Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

15h: O Mundo Mágico das Histórias | Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

15h: Contação de História “Universo Indígena” com Cristino Wapichana | Tenda SESC (Esplanada Theatro Pedro II)

16h: Intervenção Artística Cortejo Voador com Cia passarinho contou | Esplanada Theatro Pedro II

16h: Roda de Conversa “Como cuidar do cuidador” | Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

17h: Batalha da UBS - Unidade Básica de Som | Esplanada Theatro Pedro II (Ambient de Leitura)

18h: Roda de Conversa “Juventude Periférica” | Estande CUFA (Praça XV de Novembro)

18h30: Espetáculo Teatral “Amor - 100 Anos de Clarice Lispector” com Eme Barbassa | Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

19h30: Conferência em Homenagem Carolina Maria de Jesus com Zezé Motta (participação on-line), Vera Eunice de Jesus e Tom Farias | Theatro Pedro II (Sala Principal) - com transmissão on-line no Site da Fundação do Livro e Leitura

20h30: Roda de Choro Ribeirão Preto | Relógio da Praça XV de Novembro

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 20 a 28 de agosto deste ano traz como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”.  A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento.   A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.  A intenção dos organizadores é que, neste ano, a FIL ofereça uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades.  Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia