19/08/2022 às 14h00min - Atualizada em 20/08/2022 às 00h03min

Temporais na Europa deixam ao menos 13 mortos e isolam turistas em Veneza; veja vídeo

Após ondas de calor com temperaturas recorde, Europa Ocidental enfrenta fortes chuvas de verão; cidades são pouco preparadas para tempestades. Na ilha de Córsega, ao menos cinco morreram.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/19/temporais-deixam-ao-menos-cinco-mortos-na-ilha-de-corsega-e-isola-turistas-em-veneza-veja-video.ghtml

Após ondas de calor com temperaturas recorde, Europa Ocidental enfrenta fortes chuvas de verão; cidades são pouco preparadas para tempestades. Na ilha de Córsega, ao menos cinco morreram. Vídeo mostra pessoas se protegendo de tempestade em Veneza, na Itália.
Depois de três ondas de calor que deixaram mais de 1.500 mortos e provocaram recordes de temperaturas, a Europa Ocidental está sendo atingida esta semana por fortes temporais que já deixaram ao menos 13 mortos.
As mortes ocorreram na França, na Itália e na Áustria. Desse total, cinco pessoas morreram em Córsega, ilha do sul da França atingida por tempestade e fortes ventos desde quinta-feira (18).

Os ventos também castigam turistas que visitam Veneza, na Itália. Pela cidade, dezenas de pessoas tiveram que buscar abrigo no meio da rua quando uma chuva de verão atingiu a cidade. O vendaval carregou guarda-sóis e sacos de lixo (veja no vídeo acima).
O Reino Unido está em estado de alerta por enchentes.
Chuvas deixam 13 mortos na Europa
Incêndios
Homem corre com roupas em chamas de um incêndio na Espanha.
Reuters/Reprodução
Já na Espanha, focos de incêndio que surgiram há quase uma semana seguem ativos apesar da chuva. Nesta sexta-feira, as chamas recuperaram força em Begís, em Valência, no leste da Espanha, apesar das tempestades desta semana e da concentração de meios para combatê-lo.
Centenas de bombeiros, mais de 40 aviões, maquinaria pesada, polícia e outros meios tentam conter as chamas que atingem um perímetro de 120 quilômetros e que chegaram perigosamente perto do parque natural de Serra Calderona.
"A maior parte dos recursos terrestres e aéreos (...) estão concentrados no flanco sudeste para evitar que o fogo atinja a Serra Calderona", explicou, ao início da tarde, a ministra do Interior do governo valenciano, Gabriela Bravo.
Até agora este ano, a Espanha sofreu quase 400 incêndios florestais como resultado de ondas de calor e longos períodos de seca que já devastaram mais de 283.000 hectares de terra, mais que o triplo da área total destruída em 2021.
Com a alta temporada de incêndios ainda em andamento, o saldo provisório de hectares queimados na Europa passou de 660.000 desde janeiro, um recorde para este período do ano desde que os dados de satélite começaram a ser coletados, em 2006.
Leia também:
Europa tem verão com recorde de superfície queimada por incêndios
Incêndios florestais deixam ao menos 38 mortos na Argélia

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/19/temporais-deixam-ao-menos-cinco-mortos-na-ilha-de-corsega-e-isola-turistas-em-veneza-veja-video.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia