17/08/2022 às 11h00min - Atualizada em 18/08/2022 às 00h05min

Teatro Fernando Torres comemora 10 anos com concerto da Jazz Sinfônica em homenagem ao ator e a presença de Fernanda Montenegro

Evento terá repertório com trilhas sonoras das peças e novelas que contaram com a atuação do premiado ator e diretor, que morreu em 2008

SALA DA NOTÍCIA Mayara Brasil Bauduin de Sousa
Divulgação Teatro Fernando Torres
O Teatro Fernando Torres, mantido pela Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA), comemora 10 anos com um evento especial em homenagem ao ator, diretor e produtor que dá nome ao local. A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica apresentará um repertório inédito e exclusivo, baseado nas trilhas sonoras das peças e novelas que tiveram as participações de Fernando Torres. O concerto será realizado no dia 23 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro, que fica no complexo do Colégio Agostiniano Mendel, na Rua Estevão Pernet, 588, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.
A atriz e imortal Fernanda Montenegro, viúva de Fernando Torres e madrinha do Teatro, participará da homenagem ao ator, que morreu em 2008 e que completaria 95 anos em novembro. Fernando começou sua carreira aos 22 anos, estreou como diretor em 1958, fez 19 filmes, além de séries e novelas. Mas o teatro sempre foi uma paixão enorme. Inclusive, ele criou sua própria companhia, o Teatro dos Sete, em 1959, com sua esposa e os companheiros Sergio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto.
“Fernando Torres está, sem dúvida, entre os corajosos alimentadores do Teatro, do Cinema e da TV do nosso país no Século XX. Foi meu companheiro de vida por 60 anos e, como ator, produtor e diretor, houve entre nós uma profunda parceria de vida e de trabalho. Eu jamais existiria aqui, falando, se ele não fosse parte plena da minha história, humana e artística. Meu eterno agradecimento, e dos meus filhos e netos, por este tão extraordinário, tão vivo, tão atuante teatro levar o nome de um criador da dimensão de Fernando Torres. Há nessa instituição o entendimento pleno de que a Educação e a Cultura das Artes são inseparáveis”, afirmou Fernanda Montenegro. 

Desde que foi inaugurado, em 2012, o Teatro Fernando Torres, que possui 687 lugares, se consolidou como um dos melhores de São Paulo. Ficou entre os 5 melhores teatros da cidade em avaliação da “Folha de S.Paulo”, se destacando pelo conforto para os espectadores. Em 10 anos, recebeu cerca de 700 mil pessoas, em centenas de peças, shows e eventos. A primeira foi Trair e Coçar é só Começar, de Marcos Caruso, uma das peças mais premiadas da história da dramaturgia brasileira.
“O Teatro Fernando Torres é um equipamento muito especial para a SAEA, dentro de toda a tradição que a Sociedade Agostiniana tem em educação. A arte é fundamental na formação das pessoas e ter um teatro como esse na Zona Leste de São Paulo, que não tem muitas opções nessa área, é muito importante para toda a região. São 10 anos de grandes montagens da dramaturgia e entretenimento de qualidade para o público e esperamos que haja mais e mais por muitos anos. Também gostaria de agradecer a Fernanda Montenegro por todo carinho e apoio desde que apresentamos o projeto para ela. Ter a parceria dela é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou Eduardo Flauzino Mendes, Vice-presidente da SAEA e Diretor-geral dos Colégios do grupo.
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica montou um concerto especial para esse dia de homenagens. As músicas escolhidas são grandes sucessos como “Como Vai Você”, de “Laços de Família”, a última novela em que Fernando Torres atuou. Ou “Baila Comigo”, de 1981, outra que teve a participação do ator. Todo o repertório foi escolhido pelo maestro Ruriá Duprat, que buscou tanto relembrar o público de algumas novelas mais populares em que Fernando Torres atuou, como de obras em que ele foi diretor e produtor.
“Selecionamos momentos importantes da carreira de Fernando Torres, levando em consideração sua participação como diretor e seus personagens importantes que tiveram temas musicais, assim como algumas aberturas memoráveis de novelas que contaram com sua atuação. Acreditamos que uma mistura destas músicas com famosas trilhas do cinema internacional é capaz de criar um panorama relevante para este grande artista”, explicou Duprat.
Além do Teatro Fernando Torres, a SAEA é também a mantenedora dos Colégios Agostiniano Mendel e São José, em São Paulo, Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia, e do Liceu Vivere, em Pirassununga, de creches e diversas obras sociais nos estados de São Paulo e Goiás.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia