17/08/2022 às 16h16min - Atualizada em 17/08/2022 às 16h49min

Marca de cosmético aumentou taxa de conversão em 262% com sistema de busca inteligente

Forever Liss adotou plataforma de busca e recomendação da SmartHint e aumentou o ticket médio em 7,5%

SALA DA NOTÍCIA Fabíola Rocha
Divulgação

Um levantamento da eMarketer revelou que só em 2022 o e-commerce deve  movimentar U$ 5,5 trilhões no mundo todo, com uma projeção de 6,7 pontos percentuais em um período de cinco anos,  correspondendo a 24,5% das vendas online, até 2025.

Os números são animadores e ganham destaque nesse mercado aqueles  negócios que investem em ferramentas para personalizar a experiência do consumidor e alavancar as vendas. A Forever Liss, empresa de produtos capilares, é um desses cases de sucesso. A empresa observou  um aumento na sua taxa de conversão em 262%, com a adoção da plataforma SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina.

Após contratar a plataforma, a taxa de conversão da loja ficou em torno de 3,68%, um número alto, já que a média de conversão do e-commerce no Brasil fica em torno de 1,6%. O ticket médio também aumentou, em 7,5%, indicando que, além dos clientes tomarem a decisão de compra, também passaram a gastar mais com a Forever Liss — seja comprando mais itens ou colocando produtos mais caros no carrinho. Atualmente, a SmartHint contribui com 60% do faturamento total da loja. 

Embora as soluções em conjunto da plataforma tenham contribuído para os resultados positivos, algumas funcionalidades se destacaram, como os pop-ups no carrinho de compras, a busca inteligente, as vitrines “mais vendidos” e “itens que você visualizou recentemente”. Além disso, o aumento da taxa de conversão também foi consequência do bom desempenho de vários outros indicadores. Os que mais se destacaram foram a duração média da sessão e o número de páginas acessadas por sessão. A duração média de cada sessão cresceu 249%, passando de 3 minutos para 11. Já a quantidade de páginas acessadas, passou de uma média de 8 para 30, um crescimento de 259%.

Outros pontos importantes na construção desse resultado foram o recurso de busca por voz e as vitrines de recomendação. “O cliente buscava personalizar e melhorar a experiência de busca e navegação de seus usuários, ciente de que esse é um grande diferencial competitivo. Fizemos então um mapeamento de quais eram os pontos de atenção que precisavam ser melhorados nesse e-commerce e com isso direcionamos nossas soluções para otimizar o negócio nos pontos em que ele mais necessitava”, conta Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint.

Sobre a SmartHint:

Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como "vendedores virtuais" e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar, em média, em 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas geraram R$620 milhões em vendas em 2020 e entre seus milhares de clientes estão empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling, Colcci e Diesel. 

 


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