16/08/2022 às 09h35min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h26min

Líder da oposição e vice da comissão eleitoral do Quênia rejeitam resultado de eleição; entenda

Raila Odinga, ex-premiê e atual oposição, chama processo eleitoral de 'opaco' e afirma que votos contabilizados ultrapassam o número total de eleitores. Atual vice-presidente do país, William Ruto foi anunciado como o vencedor na segunda-feira (15), com pouco mais de 50% dos votos. Anúncio foi precedido de pancadaria e protestos.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/16/vice-presidente-da-comissao-eleitoral-do-quenia-rejeita-resultado-de-eleicao.ghtml

Raila Odinga, ex-premiê e atual oposição, chama processo eleitoral de 'opaco' e afirma que votos contabilizados ultrapassam o número total de eleitores. Atual vice-presidente do país, William Ruto foi anunciado como o vencedor na segunda-feira (15), com pouco mais de 50% dos votos. Anúncio foi precedido de pancadaria e protestos. O ex-primeiro-ministro do Quênia e líder da oposição no país, Raila Odinga, após fazer pronunciamento rejeitando o resultado das eleições presidenciais, em Nairobi, em 16 de agosto de 2022.
Thomas Mukoya/ Reuters
O líder da oposição no Quênia, Raila Odinga, e a vice-presidente da comissão eleitoral do Quênia rejeitaram nesta terça-feira (16) o resultado das eleições presidenciais do país. Odinga disse que o processo foi "opaco", e a comissão afirmou que o número de votos contabilizados ultrapassa os 100% do total de eleitores.
Já Odinga, que é ex-primeiro-ministro do país e obteve pouco mais de 48% dos votos, acusou o presidente da comissão eleitoral de infringir a Constituição do país.
"Nós rejeitamos completamente e sem restrições o resultado das eleições", declarou Odinga.
Confusão toma conta de cerimônia para anúncio do presidente do Quênia
O resultado das eleições do Quênia, uma das principais economias da África, foi anunciado na segunda-feira (15) e apontou o atual vice-presidente do país, William Ruto, como o vencedor, com pouco mais de 50% dos votos.
O anúncio foi precedido de pancadaria entre militares e membros da comissão eleitoral que rejeitavam o resultado, em Nairobi.
Apesar de contestar a vitória de Ruto, Odinga, que concorreu pela quinta vez à presidência, pediu aos apoiadores que mantenham a paz no país e sigam a lei.
As eleições no Quênia foram realizadas na semana passada e foram cercadas de insegurança e baixa expectativa de mudança no caso da vitória de William Ruto. O país segue sofrendo por meses com alta nos preços dos alimentos e escândalos de corrupção.
Além disso, os quenianos voltaram às urnas sob a sombra das eleições presidenciais de 2017, quando o chefe de tecnologia da comissão eleitoral foi sequestrado e assassinado, e o caso nunca foi solucionado. Após a votação, a Suprema Corte anulou todo o processo por constatar que 10.000 seções eleitorais não transmitiram o voto.
Leia também:
TENSÃO: O assassinato que assombra eleição presidencial no Quênia
CANDIDATOS: Quênia escolhe novo presidente; conheça quem concorreu

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/16/vice-presidente-da-comissao-eleitoral-do-quenia-rejeita-resultado-de-eleicao.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia