16/08/2022 às 11h56min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h26min

5 dicas para mulheres que desejam entrar no mercado de tecnologia

Serão criadas pelo menos 797 mil novas vagas de emprego no setor de tecnologia até 2025

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://reprograma.com.br/
Divulgação

Não há dúvidas de que o mercado de trabalho para quem está na área de tecnologia é promissor e, de acordo com uma projeção divulgada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), serão criadas pelo menos 797 mil novas vagas de emprego até 2025. 

No entanto, o setor ainda é uma área predominantemente masculina. De acordo com um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as mulheres representam apenas 20% da força de trabalho. Diante deste cenário, a , iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, priorizando mulheres negras, trans e travestis, lista 5 dicas para quem deseja começar ou fazer uma transição de carreira para o setor de tecnologia. 

Dê o primeiro passo
Apesar de ser uma área ainda muito masculina, atualmente existem diversas iniciativas sociais, como a Elas Programam e Manas Digitais, que possuem como principal objetivo ajudar mulheres que desejam iniciar neste mercado. Além disso, se não houver possibilidade de fazer uma faculdade ou curso, comece a participar de lives, eventos e workshops. Esses primeiros contatos ajudarão a criar uma rede de apoio e networking e, assim, será possível seguir adiante, iniciando os estudos e, posteriormente, entrando no mercado de trabalho.

Síndrome do impostor
A síndrome do impostor está ligada à autossabotagem e ao fato de, muitas vezes, as mulheres terem uma percepção de que são incapazes e insuficientes para realizar determinada tarefa. Por isso, trabalhe nesta mudança de mindset e procure ter referências femininas, para que essas outras mulheres possam te inspirar e servir como referência. 

Esteja preparada!
Infelizmente não podemos fechar os olhos para os obstáculos que podem surgir durante a jornada de mulheres que começam na área de tecnologia. No entanto, é possível ultrapassar esses preconceitos, desmistificando esse machismo de que só homem entende de tecnologia e inovação e se tornando cada vez mais bem preparada para o mercado.

Autodidatismo
Mesmo depois de se formar, é importante seguir estudando, se atualizando e adquirindo novos conhecimentos por si só, pois o setor de tecnologia está em constante mudança e evolução. A curiosidade, a persistência e a resiliência também são valores importantes para quem deseja permanecer na área. A , por exemplo, possui o Curso Online Imersão JavaScript, direcionado para mulheres que já possuem o conhecimento básico, ou alguma formação em tecnologia, mas estão em busca de aperfeiçoamento profissional. 

Cuide do seu portfólio
Além dos estudos, ter experiência é fundamental. Por isso, é essencial investir no seu portfólio, mesmo que seja por projetos e freelancers, pois, principalmente no início da carreira, isso ajudará a adquirir experiência e será muito útil para conquistar uma colocação no mercado. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia