15/08/2022 às 13h46min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h24min

Arturo Sandoval desembarca no Brasil com o melhor do jazz latino

A apresentação do jazzista acontece amanhã (16), às 21 horas, na série TUCCA Concertos Internacionais, na Sala São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Grasiela Caldeira
https://tucca.byinti.com/
Divulgação
O consagrado trompetista cubano Arturo Sandoval se apresenta com sua banda amanhã (16), às 21 horas, na Sala São Paulo. O espetáculo faz parte da série de concertos internacionais realizada pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e toda renda dos ingressos é totalmente revertida para o tratamento de crianças e adolescentes carentes atendidas pela associação, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo.

O músico vai aproveitar sua passagem por São Paulo, junto com sua banda, para visitarem e se apresentarem também no ambulatório da TUCCA para as crianças e adolescentes em tratamento de câncer, no dia 16, às 11h.

Sandoval é um dos responsáveis por adicionar ritmos latinos ao jazz norte-americano. Aclamado pelo público e pela crítica, já recebeu 10 Grammys, seis prêmios Billboards e um Emmy.

A apresentação
Esta atração na Sala São Paulo marca também o retorno do artista à América Latina após mais de dois anos de restrições de viagens e shows durante a pandemia. Aliás, Sandoval foi bastante ativo nas redes durante sua quarentena, compartilhando uma série de novas composições e improvisações - totalizando mais de 600 vídeos publicados, cerca de dois a três por dia - revelando uma necessidade insaciável de continuar criando e se comunicando com seu público.

Algumas dessas músicas foram selecionadas e serão apresentadas ao público do dia 16 de agosto, que terá o privilégio de ouvir em primeira mão uma amostra do que será o seu mais novo álbum: "Rhythm and Soul".

Segundo o artista, o álbum faz referência a Rhythm (Ritmo) por meio de uma coleção de composições originais que se baseiam no enorme repertório de formas musicais de origem latina, desde o tradicional Son Cubano, indo para a Bossa-Nova, Samba e a Soca Caribenha. E Soul (Alma) é o que vem de seu instrumento, do seu coração.

"Rhythm and Soul" revela Sandoval como um músico em suas muitas expressões, das explosões de notas à delicadeza melódica. Músicos e fãs ficam maravilhados com sua habilidade técnica ao trompete - desde notas mais agudas sem nenhum esforço até a velocidade vertiginosa e virtuosa e suas brilhantes improvisações.

TUCCA Concertos Internacionais

A série de concertos, que pode ser adquirida por meio de ingresso individual para cada show ou em forma de assinatura anual, é uma alternativa para colaborar com o projeto e ouvir o melhor do universo do Jazz e Música Clássica. A renda é totalmente revertida para o tratamento de crianças e adolescentes carentes atendidos pela TUCCA, no Hospital Santa Marcelina.  Neste semestre, vão acontecer, além da apresentação do Arturo Sandoval, mais cinco atrações.

No próximo mês, em setembro, dia 8, a pianista Valentina Lisitsa vai se apresentar na Sala São Paulo e dedicará o programa a peças de Chopin. No dia 13, a TUCCA traz o cantor e compositor francês Nicola Són que apresenta “Piaf do Brasil” na Casa Natura.

Em outubro, o guitarrista Pat Metheny, cujo show foi necessário abrir uma segunda data (serão nos dias 3 e 4 de outubro), irá fazer o show no Teatro Alfa.

As outras apresentações pela Associação na Sala São Paulo serão: a orquestra de câmara norte-americana Sphinx Virtuosi, no dia 24 de outubro, que trará um repertório inédito, com uma série de estreias e com a participação do virtuoso violinista Ricardo Herz, colaborador frequente do grupo.  No dia 6 de dezembro, a TUCCA apresenta o trompetista Terence Blanchard em parceria com o E-Collective e Turtle Island Quartet, numa combinação inusitada.

Serviço:

TUCCA Música pela Cura 2022 evento “Arturo Sandoval”
Data: 16 de agosto, às 21h
Onde: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16 – São Paulo, SP
Quanto: valores de R$ 50 a R$ 360,00
Informações: [email protected] ou 11 97567-5387


Programação TUCCA Música pela Cura 2022

ARTURO SANDOVAL, trompete               
Maxwell Haymer, piano

William Brahm, guitarra
Michael Tucker, sax
Maximilian Gerl, baixo
Mark Walker, bateria
Daniel Feldman, percussão
16 agosto – 21h               
Jazz
Trompetista Cubano, discípulo de Dizzy Gillespie, é um dos responsáveis por adicionar ritmos latinos ao jazz norte-americano. Aclamado pelo público e pela crítica, já recebeu 10 Grammys, 6 Billboards e 1 Emmy. Além da brilhante carreira no jazz, também fez gravações de obras de compositores clássicos, para citar um exemplo, o excelente registro do “Concerto para Trompete” de John Williams com a Orquestra Filarmônica de Londres.


VALENTINA LISITSA, piano
08 setembro – 21h

Clássico
A pianista tem uma carreira de sucesso como solista, tendo tocado nas principais salas de concerto do mundo, como Carnegie Hall e Avery Fisher Hall (Nova York), Musikverein (Viena), Concertgebouw (Amsterdam) e Royal Albert Hall (Londres).
Conseguiu um feito raro no universo da música clássica: se tornou um fenômeno na internet, seus vídeos têm mais de centenas de milhões de visualizações no YouTube! 
É artista do prestigiado Selo DECCA, com o qual possui uma extensa discografia. 



Nicola Són “Piaf do Brasil”, cantor
13 de setembro - às 21 h
MPB
Um cantor e compositor francês que empresta sonoridades, cor e o tempero brasileiros para um ícone da música de seu país. Assim se define Nicola Són, ao lançar o seu quarto disco, “Piaf do Brasil”, via gravadora Biscoito Fino. Nicola convocou Daniel Montes, violonista e arranjador do grupo Casuarina, para ajudá-lo a trazer as canções eternizadas na voz de Piaf para o nosso universo musical.
* Esta apresentação será excepcionalmente na Casa Natura

PAT METHENY, guitarra
Gwilym Simcock, piano 
Linda May Oh, baixo 
Antonio Sanches, bateria 
03 e 04 outubro – 21h
Jazz
Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, grande inovador e educador do jazz, Pat Metheny é aclamado pela crítica e pelo público por onde passa. Sua versatilidade o levou a tocar com artistas de estilos diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, Milton Nascimento e David Bowie. Colecionador de vários prêmios, tem 3 discos de ouro e ganhador 20 Grammy em 12 categorias diferentes, recebeu ainda 7 Grammy Awards consecutivos por seus 7 álbuns com o Pat Metheny Group. 
*Esta apresentação será excepcionalmente no Teatro Alfa.

SPHINX VIRTUOSI 
Ricardo Herz, participação especial
24 outubro – 21h

Clássico 
Sphinx Virtuosi é uma orquestra de câmara dinâmica, dedicada a aumentar a diversidade racial e étnica na música clássica. Dezoito dos melhores solistas clássicos negros e latinos dos EUA, os Virtuosi são principalmente ex-alunos da Sphinx Competition, célebre concurso norte-americano. Membros do Sphinx Virtuosi ocupam cargos em orquestras profissionais e se apresentam como solistas nas principais salas de concerto do país, incluindo a Filarmônica de Nova York e as Orquestras Sinfônicas de Cleveland, Detroit, Atlanta, Filadélfia, Seattle e Pittsburgh. Em recente turnê pelos EUA recebeu destaque pelo NY Times. 
               
TERENCE BLANCHARD, E-COLLECTIVE E TURTLE ISLAND QUARTET 
Terence Blanchard, trompete e sintetizadores 
Charles Altura, guitarra
Fabian Almazan, piano, teclados e sintetizadores 
David Ginyard, baixo elétrico
Oscar Seaton Jr, bateria
06 dezembro – 21h
Jazz
Trompetista e compositor renomado mundialmente, Terence Blanchard já ganhou cinco Grammy Awards de 14 nominações, além de duas recentes indicações ao Oscar pelas trilhas sonoras dos filmes BlackKklansman (2018) e Da 5 Boods (2020), ambos do diretor Spike Lee.
Foi diretor artístico do Thelonious Monk Institute of Jazz e do Instituto Henry
Mancini da Universidade de Miami, tendo sido também nomeado professor visitante de composição de jazz no Berklee College of Music.

Sobre a TUCCA:
A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer por meio do cuidado integral, humanizado e sem custo para o paciente, certos de que o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento individualizado e de qualidade são a maneira mais efetiva de vencer o câncer. 

Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a TUCCA tem como proposta elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado. Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, união que já beneficiou mais de 4.000 crianças e adolescentes carentes com câncer. Esta jornada pela cura conta com o apoio de empresas, da sociedade civil e de voluntários.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia