12/08/2022 às 16h59min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h21min

As nove lições de empreendedorismo de Beerud Steth, cofundador e CEO da Gupshup, plataforma líder para engajamento de conversação em mercados emergentes

SALA DA NOTÍCIA Latam Intercect PR
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Empreender não é uma tarefa fácil. Mas o que realmente é necessário para se tornar um empreendedor de sucesso? Deixando de lado as teorias divulgadas por toda a rede, um empreendedor que passou por altos e baixos é a melhor pessoa para mostrar que suas lições podem ensinar muito mais do que falam por aí.  Beerud Sheth é cofundador e CEO da Gupshup, plataforma líder para engajamento de conversação em mercados emergentes. Ela é usada por mais de 30 mil desenvolvedores e lida com mais de 9 bilhões de mensagens por mês.

Beerud tem 20 anos de experiência em startups. Anteriormente, ele fundou e liderou a Elance (agora Upwork, uma empresa de capital aberto), pioneira do freelancing online e da economia gig. Antes de fundar a Elance, trabalhou no setor de serviços financeiros – modelagem, estruturação e negociação de títulos e derivativos de renda fixa na Merrill Lynch e Citicorp Securities. Sua pesquisa de pós-graduação, no MIT Media Lab, envolveu o desenvolvimento de agentes autônomos de aprendizagem para filtragem personalizada de notícias. Além disso, Beerud tem M.S. em Ciência da Computação do MIT e um B.Tech. em Ciência da Computação pelo IIT Bombay, onde foi premiado com a Medalha de Prata do Instituto.

  1. Assumir o risco - Uma das principais maneiras de empreender é sair da zona de conforto. Com 28 anos de idade, Beerud Sheth decidiu arriscar e largou seus empregos lucrativos em Wall Street - com passagens por gigantes como Citibank e Merrill Lynch para iniciar a Elance, em 1998, um mercado online para freelancers. No primeiro ano, seu salário foi zero. “Eu vivia da renda da minha esposa”, relembra Sheth.
  2. Aprender a ser humilde -  Com um excelente desempenho na escola, faculdade e, depois, seguindo para um emprego bem remunerado, como era previsto, Beerud  ficou em primeiro lugar no National Talent Search, programa nacional de bolsas de estudo no nível do ensino médio para identificar alunos com alto intelecto e talento acadêmico. Além disso, ficou em terceiro lugar nas Olimpíadas Indianas de Matemática, e ainda foi um dos primeiros colocados no vestibular do IIT e MIT. Portanto, ele diz que teve que aprender a ser humilde mesmo sendo fora da curva, e principalmente, por ter um histórico tão brilhante. “Isso faz você pensar que pode ter sucesso em tudo”, diz. 
  3. Saber ganhar. E perder - Em dezembro de 1998, os investidores-anjo financiaram um milhão de dólares na empresa de Beerud. Depois, ele recebeu os valores de US$ 12 milhões e US$ 50 milhões, em outubro de 1999 e agosto de 2000, respectivamente. “Foi tipo uau, incrível. Seremos a maior empresa do mundo”, conta ele, que tem 51 anos. “Quando você é um empreendedor iniciante, fica mais entusiasmado quando grandes coisas acontecem.” Assim, o fundador injetou todo o dinheiro no negócio. “Não sei se estava sendo corajoso, tolo ou talvez uma mistura dos dois”, brinca. Em três anos, ele obteve a resposta. Era 2001, o mundo estava mergulhado numa recessão e, nos anos seguintes, ele enfrentou a tempestade, trabalhou duro e se afastou do papel de liderança na Elance. O estouro da bolha deu a Sheth sua primeira mensagem real em empreendedorismo: as coisas podem dar muito errado devido a fatores externos. “Há coisas que você não pode controlar”, diz. 
  4. Saber recomeçar - Em 2005-06, ele co-fundou o SMS Gupshup, um site de comunidade semelhante ao Twitter que permitia aos usuários participar de grupos de seus interesses e receber atualizações por SMS (serviço de mensagens curtas) no celular. Depois de alguns anos, Sheth estava prestes a experimentar uma nova alta. A SMS Gupshup, em 2010, acumulou 70 milhões de usuários em apenas três anos. “Era então a maior rede social da Índia”, afirma. 
  5. Saber mudar de direção - Mal sabia Sheth que ele estava prestes a atingir outra baixa. Em 2011, a empresa estava ficando sem dinheiro rapidamente. A SMS Gupshup estava gastando milhões para subsidiar mensagens enviadas a todos os seus usuários. A premissa para pagar a conta era simples. O fundador presumiu que o custo dos SMSs cairia e a empresa não conseguiu monetizar: ela planejava colocar anúncios de rodapé na parte inferior das mensagens, mas não pôde fazer isso devido a questões regulatórias. Para Sheth, foi uma sensação de déjà vu. “Às vezes, não é sua culpa quando coisas ruins acontecem aos negócios”, lamentou ele que, para evitar uma morte iminente, a SMS Gupshup fez um pivô B2B. O nome mudou para Gupshup e a plataforma, agora, era voltada mensagens corporativas, em que as empresas podem criar experiências de conversação em marketing, vendas e sistema de suporte e enviar mensagens para consumidores como OTPs (senhas de uso único), verificações de saldo, confirmações de pagamento , suporte de vendas, confirmações de reservas, mensagens relacionadas à entrega e informações sobre descontos. 
  6. Ter maturidade - Com um avanço rápido para abril de 2021, a Gupshup levantou US $100 milhões e entrou no clube do unicórnio – empresas de capital fechado com avaliação de US$ 1 bilhão ou mais. Três meses depois, arrecadou mais de US $240 milhões e elevou sua avaliação para US $1,4 bilhão. A empresa agora fornece mais de 9 bilhões de mensagens por mês. Agora, é um unicórnio lucrativo. Sheth, por sua vez, não está animado. Na verdade, a reação é silenciada. E o crédito vai em grande parte para a sabedoria acumulada nas últimas duas décadas. “Você não pode passar por esse ciclo de euforia e depressão. Você precisa manter o equilíbrio”, diz ele. Quando coisas ruins acontecem, elas não são permanentes. “E quando grandes coisas acontecem, você nunca sabe que as coisas podem dar errado”, acrescenta.
  7. Ser realista - Beerud percebeu que é preciso ter uma perspectiva realista sobre os negócios. “Se alguém falha por causa de fatores externos, então não é culpa sua. Pela mesma lógica, sublinha, não se pode levar crédito se o negócio for bem sucedido por tais razões. Humildade é a única maneira de se formar na escola dos duros golpes”, diz.
  8. Empreender como se fosse a primeira vez  - Se é difícil ser um empreendedor quando se está na casa dos 40, 50 ou 60 anos, é igualmente assustador e mentalmente desgastante para aqueles que mergulham pela segunda, terceira ou quarta vez. Para Sheth, isso significa manter o frio na barriga intacto. "Eu ainda estou faminto. Meu pico ainda está por vir”, diz Sheth. 
  9. Saber construir valor - Beerud afirma que o empreendedor é construído por meio de muito trabalho árduo, correção de problemas e equilíbrio. “Ninguém precisa se empolgar quando as coisas estão ótimas, e não deve ficar deprimido quando as coisas estão ruins. Assim como o fracasso pode não ser minha culpa às vezes, o sucesso também pode não ser meu crédito”, diz ele, dando um conselho para empreendedores iniciantes.“Continue construindo valor. A valorização virá.”

Sobre a Gupshup 

 

A Gupshup permite um melhor envolvimento do cliente por meio de mensagens de conversação. A Gupshup é a principal plataforma de engajamento de conversação, gerando mais de 9 bilhões de mensagens por mês. Nas verticais, milhares de grandes e pequenas empresas em mercados emergentes usam o Gupshup para criar experiências de conversação em marketing, vendas e suporte. A plataforma de nível de operadora da Gupshup fornece uma única API de mensagens para mais de 30 canais, um rico kit de ferramentas de construção de experiência de conversação para qualquer caso de uso e uma rede de parcerias de mercados emergentes em canais de mensagens, fabricantes de dispositivos, ISVs e operadoras. Com a Gupshup, as empresas tornaram as conversas uma parte integral do sucesso do engajamento do cliente. A Gupshup está presente em todo o mundo em regiões como Índia, América Latina, Europa Oriental, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos. 

 

Para saber mais: https://www.gupshup.io


 


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