15/08/2022 às 15h42min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h20min

Ministério do Turismo, BASF e Evoluir apresentam o projeto Nau dos Mestres em Jaboatão dos Guararapes, beneficiando educadores e alunos da rede pública

Com foco na metodologia de aprendizagem baseada em projetos, iniciativa estimula espírito investigativo dos alunos, promovendo de forma lúdica conceitos de física, química e biologia e trabalhando habilidades socioemocionais relacionadas às competências gerais da BNCC

SALA DA NOTÍCIA Priscila Gomes da Silva
evoluir.com.br
Imagem: Capacitação de Educadores pelo projeto Nau dos Mestres. Divulgação.

Um projeto de educação transformadora, que aborda de maneira lúdica as disciplinas de física, química e biologia, mas ao mesmo tempo colabora para que o aluno desenvolva protagonismo, colaboração, autonomia e empatia. Assim é o Nau dos Mestres, que inicia as atividades este mês em Jaboatão dos Guararapes (PE). Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da BASF e implementada pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa envolverá a formação de educadores de cinco escolas da rede pública, beneficiando diversos estudante direta e indiretamente.

Direcionado a crianças a partir dos 7 anos, o Nau dos Mestres agrega a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) - onde os estudantes de fato colocam a mão na massa, assimilando os conceitos na prática – e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sempre com foco nas competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Os professores participam de uma formação específica, com o intuito de ampliar sua visão sistêmica dentro dessas diretrizes. De junho a novembro, serão realizados sete encontros formativos, englobando reuniões virtuais e presenciais e palestras, que também envolvem orientações de como aproveitar melhor os materiais de apoio disponibilizados. Haverá ainda um encontro especial com os alunos também. 

 

Os kits distribuídos para as escolas são um destaque à parte, sob medida para atrair a atenção da garotada. Todos os materiais são acondicionados em um mobiliário lúdico, elaborado especialmente para o projeto, atribuídos a quatro mestres diferentes, com livros e artefatos. No móvel de Leonardo da Vinci estão experiências ligadas a geometria, aerodinâmica e movimento. Merlim, o alquimista, traz atividades de química e física. Já o Deus grego Apolo destaca energia e luz, enquanto Gaia, a mãe natureza, explora os ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

 

“Todos esses recursos têm o objetivo de despertar o interesse pelas ciências, tratando de questões fundamentais como a sustentabilidade e explorando sua linguagem em diferentes modalidades, onde a curiosidade é o começo de toda a aventura”, explica o coordenador do Nau dos Mestres na Evoluir, Júnior Ribeiro. “É um suporte importante, quando lembramos que muitas escolas públicas não contam com um laboratório de ciências, e esse kit também foi pensado para conter itens que podem ser repostos facilmente”, aponta. “Os livros utilizados, inclusive, podem ser colocados à disposição da população em geral e são inclusivos, com opção de áudio livro para contemplar as pessoas com deficiência visual”. 

 

Ribeiro ressalta que o Nau dos Mestres apresenta uma proposta diferente, onde o ensino ganha contornos mais amplos e não se limita a transmitir apenas os conceitos da disciplina em si, mas engaja o aluno a fazer suas próprias descobertas de vida, questionar, trilhar ativamente o caminho do seu aprendizado, sempre com o apoio e o estímulo do educador. “Trabalhadas em seu conjunto, são habilidades que contribuirão para o seu crescimento pessoal e para seu papel de cidadão ativo na sociedade no futuro”, conclui.

 

“Nossa estratégia de engajamento social prevê ampliar o impacto positivo da empresa ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios. Posto isso, ao apoiar a promoção de projetos  educacionais e culturais com foco em educação científica, como o Nau dos Mestres, contribuímos para a construção de uma sociedade cada vez mais crítica, com professores e alunos mais preparados para a abordagem e compreensão de temas ambientais e relacionados à ciência. Além disso, estamos estimulando o interesse para as carreiras científicas, com um projeto de educação transformadora, em que o aprendizado seja mais eficaz”, comenta Ivania Palmeira, Consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.

 

A estratégia de engajamento social da BASF na América do Sul está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e, cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente. Somente em 2021 a companhia patrocinou 38 projetos por meio de leis de incentivo fiscal (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina), que somaram investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

 

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em basf

 

Sobre o Nau dos Mestres

Ensinar ciência de forma diferente e criativa. Esse é o propósito do programa Nau dos Mestres, já implementado em mais de 30 cidades em todo o país. Com o objetivo de estimular o aprendizado científico e artístico de forma lúdica e criativa para os alunos a partir dos 7 anos, o programa trabalha juntamente as habilidades socioemocionais como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, por meio dos saberes da ciência. O acervo é composto por quatro caixas - Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia - recheadas de materiais para o estudo de física, química e biologia, além de quatro livros com experimentos e desafios. Tudo isso para que os educadores possam conduzir atividades práticas e divertidas em sala de aula.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e  torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais no site da evoluir


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia