15/08/2022 às 06h33min - Atualizada em 15/08/2022 às 08h02min

Irã nega envolvimento em ataque a Salman Rushdie e culpa próprio escritor e seus apoiadores

Reação é a primeira oficial do país, que já jurou de morte o autor de "Os Versos Satânicos". Em primeiro pronunciamento oficial, Teerã disse não ter qualquer responsabilidade sobre atentado, no qual Rushdie levou entre 10 e 15 facadas durante uma palestra em Nova York.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/15/ira-nega-envolvimento-em-ataque-a-salman-rushdie-e-culpa-proprio-escritor-e-seus-apoiadores.ghtml

Reação é a primeira oficial do país, que já jurou de morte o autor de "Os Versos Satânicos". Em primeiro pronunciamento oficial, Teerã disse não ter qualquer responsabilidade sobre atentado, no qual Rushdie levou entre 10 e 15 facadas durante uma palestra em Nova York. Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA
O Irã negou nesta segunda-feira (15) participação no ataque a facadas contra Salman Rushdie, o autor de "Os Versos Satânicos" a quem o país já jurou de morte, na sexta-feira (12).
Rushdie - cujo livro é visto por alguns muçulmanos como blasfêmia - foi feridos por entre 10 e 15 facadas por um homem que invadiu o palco de uma palestra que o autor, de 75 anos, se preparava para fazer no estado de Nova York. Ele está internado e já foi extubado, segundo seu agente e amigos.
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Nasser Kanaanido, afirmou que "ninguém tem o direito de fazer acusações contra o Irã" por conta do ataque a Rushdie, pelo qual Teerã culpa o próprio autor e seus apoiadores.
"Não consideramos ninguém além do próprio Salman Rushdie e seus apoiadores [pelo ataque], dignos de reprovação e condenação", declarou Kanaanido.
Quem é Salman Rushdie, autor de 'Os Versos Satânicos' alvo de ataque em Nova York
No domingo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, acusou as 'instituições iranianas" de incitar a violência contra Rushdie durante várias gerações.
Ataque
Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA
Charlie Savenor/ Agência AP
O ataque a facadas contra Salman Rushdie aconteceu no início da tarde de sexta-feira (12), quando o autor se preparava para ministrar uma palestra no Instituto Chautauqua, no oeste do estado de Nova York.
Quando era apresentado, um homem invadiu o palco e esfaqueou o escritor entre 10 e 15 vezes. Várias pessoas da plateia, que presenciaram o caso, correram para socorrer Rushdie.
O autor do ataque, identificado como Hadi Matar, de 24 anos, foi detido por policiais que estavam no evento. No sábado (13), ele foi formalmente acusado por tentativa de homicídio e agressão, e está preso sem possibilidade de fiança.
'Os Versos Satânicos'
Quem é Salman Rushdie?
O livro “Os Versos satânicos” foi proibido no Irã em 1988, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou edito, pedindo a morte de Rushdie.
A obra foi especialmente polêmica por ter um personagem inspirado no profeta Maomé retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana.
Leia também:
FATWA: Entenda a ordem de morte que o Irã emitiu em 1989 contra o escritor que foi atacado por homem nos EUA
FANTÁSTICO: Salman Rushdie passou anos escondido após ser jurado de morte pelo Irã

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/15/ira-nega-envolvimento-em-ataque-a-salman-rushdie-e-culpa-proprio-escritor-e-seus-apoiadores.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia