11/08/2022 às 11h11min - Atualizada em 11/08/2022 às 23h34min

Petronect alcança resultados efetivos com a implantação de ações de Compliance

Iniciativa estratégica de Compliance permitiu implantação de cultura e ações focadas no tema além da automatização de processos, mitigando riscos e simplificando a comunicação

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Divulgação
A Petronect, empresa de tecnologia da informação que opera um dos maiores Marketplaces B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, está colhendo os primeiros resultados de sua Iniciativa Estratégica de Compliance, encerrada no primeiro semestre de 2022. A Iniciativa Estratégica contou com amplo apoio da alta administração e teve a participação de representantes de todas as áreas formando uma equipe multidisciplinar.

Desirée Ulsen Ferreira, Líder de Compliance da Petronect, comenta que uma série de ações foram implementadas com sucesso ao longo dos últimos meses, incluindo a automatização da Gestão de Documentos que resultou em agilidade e eficiência na gestão e comunicação de seus procedimentos e políticas internas para os colaboradores. “Todo o nosso controle de políticas e documentos era feito manualmente, o que tornava o processo extremamente custoso, gerenciando cerca de 500 documentos em uma planilha eletrônica, um processo volumoso e vulnerável pela atuação manual”, relata a Líder de Compliance.


Em um único portal, a Petronect passou a cadastrar todas as suas políticas internas, criar questionários de entendimento, criar ferramentas de notificação que enviam, automaticamente, novas políticas a todos os colaboradores para leitura e posterior aceite dos termos antes de serem publicados. Em conjunto com seu painel de indicadores de desempenho, a Petronect conseguiu um controle ainda maior de seus números gerenciais, permitindo acompanhamento da alta gerência para uma tomada de decisões mais eficaz.


COMITÊ DE ÉTICA E COMPLIANCE

Atenta às legislações e regulamentações aplicáveis ao Compliance e a importância e oportunidade para que esse tema faça a diferença no futuro do Brasil, a Petronect vem aprimorando seus processos e concluiu a Iniciativa Estratégica de Conformidade no primeiro semestre de 2022. Essa iniciativa teve início com uma análise de gaps e resultou na implementação e melhoria de diversos processos, como os treinamentos periódicos de temas relacionados a Compliance relacionados a assédio moral e sexual, corrupção, brindes, fraude, crimes financeiros, informações privilegiadas, relacionamento com a administração pública, entre outros, facilmente acessíveis para os colaboradores, que têm uma trilha de conhecimento a seguir.

Além disso, considerando as melhores práticas do mercado, foi implementado o processo de due diligence e riscos, proporcionando a gestão mais eficaz e a mitigação de riscos de Compliance, bem como a manutenção do Canal Denúncia e de novos meios de comunicação, colocando a empresa à disposição do público interno e externo, e levando o tema para o dia a dia dos colaboradores.

“A integridade e a Ética são os grandes objetivos e a implementação dos processos de Compliance são o meio pelo qual aumentamos a maturidade da empresa, atendendo às legislações aplicáveis, reforçando os valores da empresa, prevenindo a corrupção, a fraude, irregularidades, desvios éticos e de conduta, além de evitar possíveis medidas corretivas e penalidades”, comenta Desirée. “Para dar continuidade no acompanhamento das ações e no fortalecimento dessa cultura, criamos o Comitê de Ética e Compliance, que promove o cumprimento do Código de Ética, os treinamentos, as comunicações, além de acompanhar os riscos e indicadores, assegurando aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores um ambiente íntegro e seguro para se trabalhar e fazer negócios”, encerra a executiva.



Sobre a PETRONECT
A Petronect (www.petronect.com.br) é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 18 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no ano de 2020, 2 milhões de processos eletrônicos trafegados, mais de 110 bilhões de transações com mais de 5 milhões de pedidos de compras, 700 mil notas fiscais eletrônicas emitidas e 100 mil conhecimentos de transporte eletrônico. Com isso, foram somadas mais de 160 mil oportunidades de bens e serviços e quase 60 mil agendamentos de entregas, além de 6,5 milhões de participações nas oportunidades e 800 mil preços ofertados, no portal.

Principais clientes: Petrobras; Araucária Nitrogenados; Breitener Energética; Breitener Jaraqui; Breitener Tambaqui; Gaspetro; PB Biocombustível; PB-LOG; Petrobras America; Petrobras Bolivia; Petrobras Colômbia; Petrobras Netherland; TBG; Termobahia; Termomacaé; Transportadora Associada de Gás (TAG); Transpetro.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia