11/08/2022 às 12h53min - Atualizada em 11/08/2022 às 23h32min

Debate promovido pelo Cenpec convoca candidatas(os) a priorizar políticas públicas de formação e valorização de professoras(es)

On-line e gratuito, evento #PriorizaAProfessora reunirá especialistas de referência no campo educacional, como Fernando Abrucio, Gina Vieira e mais.

SALA DA NOTÍCIA Cenpec
https://www.cenpec.org.br
Divulgação/Cenpec

Por que priorizar as políticas públicas de formação e valorização de professoras(es) da educação básica nos planos de governo de candidatas(os) nessas eleições? Como a qualificação e o fortalecimento da carreira docente podem incidir na garantia e recomposição de aprendizagens, profundamente impactadas na pandemia? Essas e outras questões serão debatidas por especialistas no evento #PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022, realizado pelo Cenpec.

On-line, ao vivo e gratuito, o debate será transmitido no dia 30 de agosto (terça-feira), às 15h (horário de Brasília), pelo canal do Cenpec no YouTube. O evento contará com duas mesas temáticas que abordarão questões emergentes sobre a carreira docente na educação básica do país, sob a condução de especialistas que são referência no assunto.

Com mediação da jornalista Marta Avancini (Editora pública da Associação de Jornalistas de Educação - Jeduca), a primeira mesa terá como foco a discussão sobre “Políticas públicas e valorização de professoras(es) no Brasil”. São presenças confirmadas neste debate a professora, mestra em Linguística e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira; o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Abrucio; e a presidente do Conselho de Administração do Cenpec, Anna Helena Altenfelder

A segunda mesa de discussão, mediada pelo colunista de educação do jornal O Globo, Antônio Gois, abordará o tema “Políticas públicas e formação docente no Brasil”. O diálogo contará com as contribuições de Carlos Abicalil, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo; Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; e Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec.

Para encerrar as discussões, o evento contará com uma palestra especial ministrada por Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro do Cenpec.

 

Por que colocar a docência no centro do debate sobre educação nas eleições?

Para a gerente de tecnologias educacionais do Cenpec, Beatriz Cortese, a escolha temática é fator estruturante para a (re)construção da educação brasileira. “As professoras e os professores são os pilares de toda a educação. Diversos estudos já comprovaram que docentes qualificadas(os), valorizadas(os) e com condições adequadas de trabalho são fatores determinantes para a garantia da aprendizagem das(os) alunas(os). Então, se quisermos projetar outra realidade para a nossa educação nos próximos anos, principalmente pensando na reversão do quadro desafiador legado pela pandemia, será necessário investir em políticas públicas voltadas à capacitação e valorização das(os) profissionais da educação básica”, explica.

Atualmente, o Brasil é um dos países que menos valorizam a carreira docente no mundo. Condições de trabalho inadequadas, baixos salários, pouco investimento em formações são alguns dos principais fatores que reforçam essa percepção. Isso acaba incidindo, também, na baixa atratividade das(os) jovens para ingressar na profissão no país. 

Com a proximidade das eleições, o Cenpec entende a necessidade de debater esse assunto com a sociedade civil e, especialmente, que as(os) candidatas(os) se dediquem a essas reflexões. “Queremos ampliar o debate sobre essa questão estrutural também com as(os) futuras(os) governantes do país. É preciso que elas(eles) façam a lição de casa, priorizem a criação de políticas públicas voltadas à carreira docente na educação básica em suas propostas de governo. Somente assim conseguiremos reverter o cenário fragmentado de aprendizagem e avançar rumo a uma educação com mais qualidade e equidade para todas e todos”, defende Beatriz.

 

Serviço:

Evento #PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022

Dia 30 de agosto (terça-feira)

Às 15h (horário de Brasília)

Transmissão ao vivo e gratuita pela página do Cenpec no Youtube


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia