11/08/2022 às 14h22min - Atualizada em 11/08/2022 às 23h30min

Colmeia Viva oferece treinamento gratuito a produtores rurais

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

O programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), disponibiliza treinamento gratuito para apicultores e agricultores que desejam melhorar suas práticas de produção por meio do uso correto e seguro de defensivos. O objetivo da iniciativa é reduzir a mortalidade de abelhas e, ao mesmo tempo, garantir às plantações os benefícios comprovados da presença de polinizadores. 

"Cerca de 35% da produção global de alimentos resulta de culturas dependentes da polinização. Sem as abelhas, essas culturas podem ter queda de 40% a 100% na colheita, como é o caso de maçã, maracujá e melancia, por exemplo. Assim, nosso treinamento contribui para que haja o necessário e saudável relacionamento entre agricultura e apicultura", afirma Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindiveg. 

Com o objetivo de contribuir para essa relação, o Sindiveg, por meio do programa Colmeia Viva, disponibilizou treinamento on-line sobre o assunto no site sindiveg.org.br/cursos. É possível gerar certificado após a conclusão dos módulos, que são gratuitos. Cada etapa de aprendizado foi elaborada com o apoio de renomados pesquisadores, de forma a oferecer a máxima qualidade na informação repassada aos participantes. 

Os temas abordados são diversos: agricultura, apicultura e defensivos agrícolas (módulo 1); defensivos agrícolas, práticas amigáveis às abelhas (módulo 2); boas práticas apícolas na relação com a agricultura (módulo 3); como aplicar defensivos agrícolas sem impacto às abelhas (módulo 4); formalização da apicultura (módulo 5); importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas (módulo 6); e aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas (módulo 7). 

"A plataforma on-line de treinamentos é uma ferramenta importante e se mostra muita eficiente. Desde o seu lançamento, mais de 3 mil pessoas se inscreveram e mais de 2,7 mil já concluíram os módulos, com a emissão de certificados gratuitos. Com isso, o uso correto e seguro de defensivos, pilar do Sindiveg, está ajudando a aprimorar e profissionalizar tanto a criação de abelhas quanto a produção agrícola, resultando em benefício para todos", complementa Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg. 

Para participar do treinamento, basta se inscrever em sindiveg.org.br/cursos. 

Sobre o Sindiveg    

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.  

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia