10/08/2022 às 11h16min - Atualizada em 10/08/2022 às 21h03min

Brasil recebe Congresso Mundial de Flamenco

Com apresentações e encontros gratuitos, o evento conta com o España Baila e acontece em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre a partir do dia 19 de agosto.

SALA DA NOTÍCIA Cultura | Redação
https://www.dellarte.com.br/content/maria-pages-compania-rio-de-janeiro-theatro-municipal
Divulgação/Assessoria
Com o objetivo de mostrar ao mundo a importância do Flamenco, após ter sido declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Instituto Cervantes organiza o Congresso Mundial de Flamenco, evento que já passou por países como Estados Unidos, Marrocos e Inglaterra e que visa criar um espaço de reflexão através de cinco linhas temáticas - a Palavra, o Corpo, a Transformação e o Futuro, a Mestiçagem e a Diversidade, e as Emoções.
Por meio de uma programação multidisciplinar de reflexão e exibição artística, e com a finalidade de aproximar a arte flamenca do público brasileiro, o congresso apresenta o España Baila, um programa da turnê que será realizado pela bailarina e coreógrafa María Pagés, prêmio Princesa de Astúrias das Artes 2022, e sua companhia de dança. Os encontros gratuitos acontecerão em quatro capitais brasileiras com diferentes formatos: ensaios abertos, exibição de documentário e encontros com María Pagés.
O programa de España Baila será realizado em quatro centros do Instituto Cervantes do Brasil: abre-se o ciclo em Curitiba, onde o Instituto Cervantes exibirá o documentário Las tribulaciones de María, de El Arbi El Harti, dia 19 de agosto às 19h, no Cine Passeio, Rua Riachuelo, 410. Ao final da projeção, acontecerá um bate-papo entre o diretor do documentário e María Pagés.

A segunda atividade será na cidade de São Paulo: o Instituto Cervantes da capital paulista realiza um encontro com María Pagés, intitulado Dança Flamenca - Constantes e Variantes de Uma Arte por Vir, dia 22 de agosto às 19h, na Av. Paulista, 2439, e também o ensaio aberto Flamenco em processo, dia 23 de agosto às 15h, no Teatro Alfa, Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro.

No Rio de Janeiro a bailarina falará sobre dança, coreografia e técnicas de sapateado, a partir de uma perspectiva de trabalho muito pessoal. O encontro ocorrerá dia 25 de agosto, às 18h, no auditório do Instituto Cervantes - Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo. Já no dia 26 de agosto, às 15h, a Companhia apresentará o Flamenco em Processo: ensaios abertos ao público, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Praça Floriano, s/n – Centro.
Para finalizar o ciclo de España Baila no Brasil, María Pagés visitará a sede do Instituto Cervantes de Porto Alegre para dialogar com o público da cidade. Será no dia 1º de setembro, às 19h na Rua João Caetano, 285.
Além das atividades de España Baila organizadas pelo Instituto Cervantes, a Companhia de María Pagés volta aos palcos brasileiros junto à parceria de Dell’arte Soluções Culturais, desta vez com Una Oda al tiempo, um espetáculo composto por oito bailarinos e um grupo de sete músicos que percorrerão cinco capitais: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Sobre María Pagés:  nasceu em Sevilha, em 1963, no bairro de Triana. Iniciou sua carreira nas Companhias de Antonio Gades, Rafael Aguilar e Mario Maya, para mais tarde fundar a sua própria. Idealizou espetáculos como El perro andaluz. Bulerías, La tirana ou Flamenco Republic, com sucesso dentro e fora da Espanha. Em 1992, criou a coreografia Tango, estreada no Auditorio do recinto da Expo’92 de Sevilha. Entre 1996 e 1997, foi diretora do Centro Andaluz de Dança. Dois anos depois, a Prefeitura de Torrelodones ofereceu ao seu grupo se estabelecer no Teatro Bulevar como companhia residente. Dividiu cenário com outras artistas, como Tamara Rojo ou Marianne Faithfull. Também participou em filmes como Carmen ou El amor brujo, de Carlos Saura, e La bella Otero, de José María Sánchez.
A projeção cinematográfica e os encontros com María Pagés são gratuitos, entretanto os ensaios são mediante reserva antecipada.


Serviços: España Baila em São Paulo
Dia: 22 de agosto às 19h
Encontro com María Pagés: Dança Flamenca - Constantes e variantes de uma arte por vir
Onde: Instituto Cervantes São Paulo
Av. Paulista, 2439
Inscrições: [email protected]
Quanto: Gratuito

Dia: 23 de agosto às 15h
Ensaio aberto:  Flamenco em Processo com María Pagés
Onde: Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro.
Inscrições: [email protected]
Quanto: Gratuito


Maria Pagés em Una Oda al tiempo
Onde: Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro.
Dias: 23/08 – 20h30
          24/08 – 20h30
Preços: De R$ 50,00 à R$ 220,00
Onde comprar: https://www.dellarte.com.br/content/maria-pages-compania-rio-de-janeiro-theatro-municipal


Para mais informações e reservas das atividades de España Baila, contatar com:
Instituto Cervantes Curitiba / [email protected]
Instituto Cervantes Rio de Janeiro / [email protected]
Instituto Cervantes Porto Alegre / [email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia