09/08/2022 às 09h03min - Atualizada em 10/08/2022 às 00h19min

Sophiatown: a revoltante história de bairro negro expulso para dar lugar a brancos

Subúrbio de Joanesburgo virou símbolo do regime de apartheid na África do Sul.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/09/sophiatown-a-revoltante-historia-de-bairro-negro-expulso-para-dar-lugar-a-brancos.ghtml

Subúrbio de Joanesburgo virou símbolo do regime de apartheid na África do Sul. Em 9 de fevereiro de 1955, o regime do apartheid na África do Sul expulsou os 65 mil moradores de Sophiatown, um subúrbio predominantemente negro de Joanesburgo.
Multicultural, o bairro também abrigava muitos imigrantes de origem asiática. Mas acabou demolido para dar lugar a uma vizinhança onde apenas brancos podiam morar, batizada de Triomf (ou Triunfo).
Ex-moradores de Sophiatown, na África do Sul

BBC
Elizabeth Nobathane era apenas uma criança, mas até hoje se lembra da noite em que soldados chegaram para remover sua família para a segregada Meadowlands, a 20 km de Joanesburgo.
Ela relembra o pavor e o impacto que isso teve em sua vida – mas também como retomou o contato com o lugar que chama de casa.
Confira seu depoimento ao programa Witness History, do Serviço Mundial da BBC.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/09/sophiatown-a-revoltante-historia-de-bairro-negro-expulso-para-dar-lugar-a-brancos.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia