09/08/2022 às 10h41min - Atualizada em 10/08/2022 às 00h19min

Como Trump se aproveita das buscas do FBI em sua casa em benefício próprio

Ex-presidente mais uma vez usa retórica incendiária para se fazer de vítima e alimenta a união de republicanos em seu redor

G1
https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2022/08/09/como-trump-se-aproveita-das-buscas-do-fbi-em-sua-casa-em-beneficio-proprio.ghtml

Ex-presidente mais uma vez usa retórica incendiária para se fazer de vítima e alimenta a união de republicanos em seu redor Ex-presidente americano, Donald Trump, lançando bonés para apoiadores em evento no estado do Wisconsin
Morry Gash/AP
Embora autorizadas por um tribunal, as buscas do FBI na casa do ex-presidente Donald Trump, no resort Mar-a-Lago, na Flórida, deram aos republicanos um novo fôlego a três meses das eleições que podem mudar a composição do Congresso americano.

E, mais ainda, ao próprio Trump, que se apressou a atribuir os motivos da revista e da apreensão de documentos a um ataque deliberado da própria agência e de democratas radicais para pôr fim às suas chances de disputar a Casa Branca em 2024.
As manobras que o ex-presidente utiliza para se vitimizar são bem conhecidas. Ele se valeu delas nos dois processos de impeachment, nas falsas alegações de que a derrota na eleição passada foi produto de uma fraude e na incitação de uma multidão de partidários para que invadissem a sede do Capitólio e protestassem contra a certificação de Joe Biden como presidente dos EUA.
Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Imediatamente após Trump anunciar, nesta segunda-feira, que sua residência da Flórida estava sendo invadida e sitiada, e o cofre aberto, por agentes do FBI, seus apoiadores rumaram para lá. Políticos republicanos também acionaram os megafones, nas redes sociais, para atribuir as buscas à politização das eleições legislativas.
Após buscas do FBI, apoiadores de Trump se reúnem em frente à casa do ex-presidente
Congressistas leais ao ex-presidentes compararam os Estados Unidos a uma república das bananas e acusaram o FBI de utilizar os métodos de ditaduras marxistas. O líder da minoria, Kevin McCarthy, que se cacifa a ser o próximo presidente da Câmara dos Representantes, prometeu investigar o procurador-geral Merrick Garland, caso os republicanos conquistem, em novembro, o controle da Casa.
É bastante raro uma operação ter como alvo um ex-presidente. Porém, ela está relacionada a uma das numerosas investigações que o ex-presidente enfrenta. Há duas atualmente em andamento no Departamento de Justiça.
Papéis na privada e má-gestão de documentos: entenda detalhes de investigação na casa de Donald Trump
Como é Palm Beach, a ilha bilionária na Flórida onde Trump pretende viver após a Casa Branca
Viaturas policiais na frente da casa de Donald Trump, na Flórida
Terry Renna/AP
A que provoca barulho no momento refere-se ao suposto manuseio incorreto de documentos confidenciais, que Trump teria levado consigo ao deixar o cargo, em vez de enviá-los aos Arquivos Nacionais: equivaleria a uma violação da Lei de Registros Presidenciais. Pelo menos 15 caixas de documentos da Casa Branca foram recuperadas anteriormente em Mar-a-Lago.
Em última análise, se for provado que o ex-presidente manipulou memorandos, e-mails ou comunicações secretos, após um complexo processo judicial, ele poderia tornar-se inelegível. Mas, no momento, o que está em jogo é como este mandado de busca pode ser alimentado para energizar a campanha republicana e unir novamente em torno de Trump. A contar pelo tom indignado das primeiras reações, o movimento já começou.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2022/08/09/como-trump-se-aproveita-das-buscas-do-fbi-em-sua-casa-em-beneficio-proprio.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia