23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Dicas de como se livrar das caspas durante o inverno

Evelin Azevedo

Agência O Globo -
Agência O Globo -

Para quem sofre com caspas, o inverno é uma época crítica. As casquinas brancas aparecem em maior quantidade na estação mais fria do ano pelo aumento da oleosidade do couro cabeludo — causado na maioria das vezes por pouca lavagem ou pelo uso de água quente — e pela proliferação de um fungo chamado Malassezia Globosa. Clinicamente conhecida como dermatite seborreica, as caspas são o resultado da escamação do couro cabeludo provocada pelo excesso de sebo.

— A oleosidade provoca uma inflamação no couro cabeludo que resulta nas caspas — explica a dermatologista Carlota César da Clínica Marcia Linhares.

A higiene é um dos pontos a serem levados em consideração na hora de combater este problema, às vezes constrangedor.

— A pessoa deve lavar os cabelos todos os dias, ou pelo menos a cada dois dias. Isso vai evitar a proliferação dos fungos. Na hora de lavar a cabeça é preciso esfregar, de maneira moderada, o couro com as pontas dos dedos (e não com a unha). Mesmo a pessoa sendo cuidadosa, as caspas podem aparecer por outros fatores como o estresse — orienta a dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

A caspa não é contagiosa e também não tem cura, apenas controle. O xampu anticaspas deve ser usado uma vez por semana. Seu excesso pode provocar o efeito contrário.

— Se o paciente usar um xampu anticaspas muito forte ou com frequência, o organismo vai entender que é preciso produzir ainda mais sebo — afirma o dermatologista Murilo Drummond, diretor da Clínica DrummonDermato.

Lave os cabelos todos os dias e use, pelo menos duas vezes na semana, xampu anticaspa: isso vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva

Enxague bem o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça

Lave os cabelos com água fria ou, no máximo, morna

Utilize o secador de cabelos em temperatura ambiente e diminua ao máximo a frequência de chapinhas

Evite xampus leitosos ou sem sal, pois eles costumam aumentar a oleosidade

Lave os cabelos pela manhã ao invés da noite, para que haja maior tempo para secar

Não utilize chapéus ou bonés, pois eles abafam o couro cabeludo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia