09/08/2022 às 14h36min - Atualizada em 09/08/2022 às 18h32min

NVIDIA e parceiros criam a Universal Scene Description para acelerar o metaverso industrial e a próxima onda de IA

Esforços para promover a USD como base do metaverso aberto e da internet 3D são liderados pela Pixar, Adobe, Autodesk, Siemens e inovadores em mídia, games, robótica, automação industrial e varejo

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fernandes


SANTA CLARA, Califórnia — SIGGRAPH — 9 de agosto de 2022 — A NVIDIA anuncia uma ampla iniciativa para desenvolver a Universal Scene Description (USD), a linguagem de código aberto e extensível dos mundos 3D, para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D.

Trabalhando com o criador da USD, a Pixar, bem como com a Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, a NVIDIA fará um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.

"Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Em sua apresentação especial na SIGGRAPH, a empresa compartilhou as próximas atualizações para desenvolver a USD. Isso inclui suporte internacional de caracteres, o que permitirá que usuários de todos os países e idiomas participem da USD. O suporte para coordenadas geoespaciais possibilitará digital twins em escala de cidade e escala planetária. Além disso, o streaming em tempo real de dados de IoT possibilitará o desenvolvimento de digital twins sincronizados com o mundo físico.

Para acelerar o desenvolvimento e a adoção da USD, a empresa também anunciou o desenvolvimento de um pacote aberto de certificação e testes de compatibilidade com a USD que os desenvolvedores podem usar livremente para testar suas criações em USD e certificar a produção do resultado esperado.  

"Além da mídia e do entretenimento, a USD dará aos artistas 3D, designers, desenvolvedores e demais profissionais a capacidade de trabalhar de forma colaborativa em diversos workflows e aplicações enquanto criam mundos virtuais", diz Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e simulação da NVIDIA. "Trabalhando com nossa comunidade de parceiros, estamos investindo na USD para que ela possa servir de base para as áreas de arquitetura, manufatura, robótica, engenharia e muito mais."

Recursos USD de código aberto e líderes apoiando a USD

A NVIDIA está lançando uma coleção de recursos gratuitos para acelerar a adoção da USD, incluindo milhares de elementos artísticos USD desenvolvidos especificamente para abrir a criação de mundos virtuais para usuários sem experiência em 3D. A empresa também está fornecendo centenas de tutoriais on demand, documentação e ferramentas de desenvolvedor para ajudar a espalhar a aprendizagem em USD.

"A USD é uma base do pipeline da Pixar, e está vendo o crescimento rápido desse impulso como um framework de código aberto não apenas em efeitos visuais e animação, mas agora em aplicações industriais, de design e científicas", afirma Steve May, diretor de tecnologia na Pixar Animation Studios. "As contribuições da NVIDIA para ajudar a desenvolver a USD como a base aberta de plataformas 3D totalmente interoperáveis serão uma grande vantagem em todos os setores."

A NVIDIA também anunciou o investimento na criação de plug-ins USD de ecossistemas populares de software 3D para o Omniverse, uma plataforma para conectar e criar mundos virtuais com base na Universal Scene Description. Novas versões Beta incluem PTC Creo e SideFX Houdini, com Autodesk Alias e Autodesk Civil3D, Siemens Xcelerator e muito mais em desenvolvimento.

 “A Siemens e a NVIDIA estão se unindo para possibilitar o metaverso industrial onde ocorrerá o futuro do design, engenharia e colaboração”, explica Dirk Didascalou, diretor de tecnologia da Siemens Digital Industries. “Estamos empolgados em oferecer suporte ao USD na plataforma Siemens Xcelerator e planejamos colaborar com a NVIDIA na próxima geração do formato.” 

Na SIGGRAPH, a NVIDIA também reunirá centenas de líderes de engenharia e de produtos do ecossistema USD em conselhos de trabalho para ajudar a alinhar as prioridades de desenvolvimento da USD e obter feedback sobre onde a NVIDIA pode centralizar os esforços de desenvolvimento. Entre as empresas contribuindo e apoiando a USD estão a Adobe, Autodesk, Pixar e Siemens.

“A Autodesk esteve intimamente envolvida no desenvolvimento do USD desde o início como um meio de padronizar a troca de dados 3D em fluxos de trabalho de animação e efeitos visuais", afirma Raji Arasu, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia na Autodesk. " Entendemos a importância da interoperabilidade 3D e já começamos a estender os aplicativos do USD além da mídia e do entretenimento para aplicações de design, engenharia e industriais. Estamos empolgados com o impulso por trás do USD de parceiros como a NVIDIA, que acreditamos que ajudará a entender melhor o conceito do metaverso e todos os fluxos de trabalho que ele desbloqueia para nossos clientes."

Os inovadores em mídia, games, robótica, automação industrial, varejo e setor alimentício já estão adotando a USD como sua linguagem de metaverso preferida, incluindo a Kroger e Volvo.

“A promessa da USD é imensa. Na Volvo, entendemos o valor da descrição de cena 3D aberta, extensível e interoperável imediatamente para nossos projetos de metaverso. Ser capaz de manter ativos como uma única fonte de verdade e trazê-los do mundo real para o mundo virtual será perfeito em aplicações de consumo de internet 3D”, conta Mattias Wikenmalm, especialista sênior de visualização da Volvo. 

Saiba mais sobre os recursos da USD da NVIDIA.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia