09/08/2022 às 15h13min - Atualizada em 09/08/2022 às 18h32min

Cia Truks fala de coisa séria, com doçura, humor e poesia em Pipo e Fifi. Cia de teatro de bonecos vai para a Bahia, Pernambuco, Minas e São Paulo

Com informações transmitidas de forma lúdica, mesclando momentos de humor a outras de poesia, o espetáculo leva a criança a aprendera se proteger e a se defender de abusos sexuais. As apresentações acontecem em escolas, creches e centros culturais

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin. Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS abraçou o projeto e colocou o pé na estrada pelo País afora com a peça Pipo e Fifi. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. Com patrocínio do Instituto CCR no trecho da concessionária Metrô Bahia, as apresentações acontecem entre 16 de agosto e final setembro em escolas, creches e centros comunitários nas seguintes cidades:
 
“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin. O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

 
A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construindo através da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma  sensibilidade  com  que  o tema  é abordado  no  livro  Pipo  e  Fifi. Para criar essa conexão com as crianças e chegar até elas com um tema tão delicado e importante, foi convidada para desenvolver essa peça a ‘‘Cia Truks’’, reconhecida ao longo dos anos por seu especial cuidado com o universo das crianças, com o desenvolvimento de uma dramaturgia rica e por seu extremo profissionalismo.
 
Ousadia e ineditismo
 
A CIA TRUKS é marcada pela ousadia. Quando estrearam A Bruxinha, em 1990,  não existia ainda manipulação de bonecos com o rosto dos manipuladores à vista do público. “O que se conhecia aqui eram os fantoches ou as marionetes de fios com atores ocultos”, lembra Henrique, ressaltando que o grupo inovava ao fazer um teatro diferente. O diretor pontua a importância das referências. “Nos baseamos agora nos jogos de escapada assim como antes nos baseamos no teatro japonês, o Bunraku. Depois em 2004, quando refinavam mais ainda a técnica, com  bonecos com movimentos humanos, começaram a dar vida a coisas. “Aparecemos em cena com uma caneca e um bule, representando, respectivamente, um pintinho e a galinha, no espetáculo Zoo-Ilógico. E foi um espetáculo premiado”, afirma  o diretor  que não esconde a ansiedade pela nova experiência.
 
Sobre a Cia Truks
 
A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.
 

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br .

PIPO E FIFI NO MUNDO

 
PIPO E FIFI já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para quatro outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:
 
·Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
·Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
·Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
·Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
·Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.
 
FICHA TÉCNICA
 

TEXTO - Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO - Henrique Sitchin. DIREÇÃO - Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO - Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Driely Palacio e Thais Rossi. MÚSICAS - Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS - Cia. Truks. PRODUTORA - Adryela Rodrigues.

Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br .  Abaixo a relação de cidades onde acontecerão as apresentações.

 
SIMÕES FILHO - BA
Centro Comunitário Nossa Esperança Rua Nova Esperança, S/nº - Zona Urbana Distrito de Pitanga de Palmares
 
16 de agosto:
Centro Comunitário Cristo Rey Rua Almirante Barroso - Cristo Rey
 
17 de agosto:
Creche Escola Sofia Augusta R. Q, 2-102 - Conjunto Habitacional. Simões Filho I
 
Horário sessões: 9h; 10h30; 14h// Horário oficinas: 9h45; 11h15; 14h45
 
CAMAÇARI - BA –
18 de agosto:
Escola Municipal Denise Tavares Avenida Radial C, s/n, Bomba
 
19 de agosto:
Escola Thomaz Camilo Rua da Mangueira, s/n, Areias
 
Horário sessões: 9h; 10h30; 14h; 15h30 // Horário oficinas: 9h45; 11h15; 14h45; 16h15
 
PETROLINA - PE
22 de agosto:
Projeto Senador Nilo Coelho - Núcleo 5 Quadra F, SN Vila Nova
 
23 de agosto:
Parque Municipal Josepha Coelho R. Adelina Santana, 2 - Maria Auxiliadora
 
Horário sessões: 9h; 10h30; 14h // Horário oficinas: 9h45; 11h15; 14h45
 
BARBACENA - MG
 
29, 30 e 31 de agosto
Escola Municipal Embaixador Martim Francisco (CAIC) Rua Antônio Alves de Oliveira, 461, Água Santa
 
Horário sessões - 29 de agosto: 10h; 14h
Horário oficinas 29 de agosto: 10h45; 14h45
 
Horário sessões - 30 de agosto: 9h; 10h30; 14h
Horário oficinas - 30 de agosto: 9h45; 11h15; 14h45
 
Horário sessões - 31 de agosto: 10h; 14h
Horário oficinas - 31 de agosto: 10h45; 14h45

 
 

       

 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia