09/08/2022 às 09h32min - Atualizada em 09/08/2022 às 11h30min

Pós-pandemia: mulheres precisam retomar os exames de rotina

O principal deles é a mamografia que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama

SALA DA NOTÍCIA Dariane Carvalho Campos
Fotos: João Somensi | Divulgação IMEX

Durante a pandemia da Covid-19 muitas mulheres deixaram consultas, exames e até mesmo o check-up anual de lado, justamente por conta do momento e do risco sanitário. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em 2020 houve uma queda superior a 40% no número de exames de mama.

A expectativa era que em 2021 essa realidade mudasse, mas a taxa ainda seguiu baixa. Foram realizadas mais de 1,6 milhão de mamografias em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, no sistema público, cerca de 15% abaixo do habitual.

Por isso, este ano, as entidades e profissionais da saúde estão reforçando e alertando as mulheres sobre a importância de retomar os cuidados e realizar os exames de rotina. E claro, o principal deles é a mamografia. Indicado para mulheres a partir dos 40 anos, este exame é o principal método de rastreamento e diagnóstico de doenças mamárias, como o câncer de mama, considerado uma das principais ameaças à saúde da mulher. O exame utiliza raios X para obter imagens das mamas e, com isso, ajuda a detectar alterações  no tecido mamário, como lesões, nódulos ou calcificações, por exemplo.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia seja realizada pelo menos uma vez ao ano, já que esse exame consegue identificar tumores ainda em fase inicial. E esta é a principal vantagem da mamografia: quando diagnosticado cedo, o câncer de mama pode ter até 95% de chances de cura. Além disso, o tratamento também tem duração menor e é menos agressivo.

De acordo com Lourdes Trojilo, Gerente de Produtos da Imex Medical Group, empresa líder no mercado nacional na produção de equipamentos de imagens, o diagnóstico do câncer de mama é delicado, por isso, é importante que os serviços de saúde ofereçam rapidez e resultados seguros às pacientes. "Como é um exame importante para todas as mulheres, o conforto é uma preocupação da indústria, que se preocupa em desenvolver aparelhos que se adaptem melhor à anatomia delas, além de oferecer resultados mais precisos".

A Imex Medical Group, produz equipamentos de mamografia de alta tecnologia, qualidade e rapidez na captura de imagens, tornando assim o exame mais rápido e eficiente. A linha de mamógrafos digitais oferece uma qualidade de imagem muito superior à de um equipamento analógico. Além disso, os equipamentos digitais têm maior resolução e por serem mais modernos, estes equipamentos têm um design que se adequa melhor ao corpo das pacientes, proporcionando uma melhor experiência ao paciente. Hoje, os aparelhos são produzidos na sede da empresa em Santa Catarina, com componentes importados da Europa e Ásia.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia