08/08/2022 às 08h17min - Atualizada em 08/08/2022 às 22h31min

8 estratégias para posicionar sua música no mercado digital

Temos certeza que você já se perguntou como posicionar a sua música no mercado digital. Parece que são tantos passos e tantas coisas a serem lembradas que torna-se impossível de seguir todos, não é mesmo?

SALA DA NOTÍCIA Camila Mateiro - New Music Brasil
http://newmusic.digital/
New Music Brasil
 

Chegamos para te dizer, que não! Não é impossível seguir todos os passos para emplacar a sua música no mercado digital. A dica de ouro é o planejamento, uma boa estratégia de marketing e bons relacionamentos com os streamings. A música foi composta, arranjada e produzida. E agora? Vem que, nós da New Music Brasil, te ensinamos como dominar o mercado digital! 

 

Existem várias técnicas, estratégias e tipos de planejamentos que devem ser utilizados. Primeiramente, a importância de ter uma gravadora musical no lançamento de uma música deve ser muito bem pontuada, visto que ela irá facilitar e abrir muitos caminhos para a entrada do produto no mercado digital.

 

A gravadora é responsável por ter diversas equipes centralizadas especialmente para isso, sabendo como lidar com o seu público-alvo, quais são os melhores horários, como abordar os ouvintes e como conversar diretamente com os streamings.

 

Separamos oito passos que são indispensáveis no lançamento de uma música para garantir que ela receba a atenção de todas as lojas de streaming e de áudio. Mas, antes, vamos entender primeiro o conceito do mercado digital. Vamos lá?

Mercado digital: como funciona?

Com a chegada da Internet, investir no mercado digital tornou-se algo indispensável na vida de uma artista. Não podemos negar que no mundo online, hoje, é onde acontecem as principais mudanças. As redes sociais são responsáveis por ditar onde que se está gerando o lucro na música, o que está em alta e o que deve ser tocado nas rádios.

 

E, com a popularização dos smartphones, todo esse processo passou a ser ainda mais intenso, criando novas maneiras de fazer negócio. Hoje, é muito fácil abrir uma loja online e comandá-la apenas pelo seu celular.

 

Todo mundo está a todo momento em seu celular, a lógica é se adaptar e se moldar à evolução constante do ser humano. E, o mundo da música não é diferente. O mercado musical precisa estar em constante crescimento e acompanhar as etapas que a música se encontra. 

 

É aqui que o mercado digital entra em ação. As ações que você irá utilizar para comprar a música, é quase que o mesmo de ir a uma loja física e comprar o CD. Contudo, o online tem um ponto muito importante para ser destacado, por não ter custos de materiais, o preço do mesmo CD cai absurdamente, chegando a custar 10% do valor que custa o físico. 

 

Por ser comercializada apenas no online, os materiais necessários para montar todo o álbum, como o plástico, o encarte, o próprio CD e todo o processo para que ele fique pronto, não são mais necessários. Por tanto, o valor cai quase que absurdamente. 

 

Inclusive, não é apenas o preço que é justo. Lembra da vez que você comprou aquele CD apenas e exclusivamente por um single. Então, nas lojas online tem a opção de selecionar a faixa de preferência, sem a necessidade de comprar todo o projeto. 

 

Agora, com a chegada dos streamings, ficou ainda mais fácil. Por um preço fixo mensal, você tem acesso a todos os materiais que os artistas publicam na plataforma, sem pagar taxa extra. Dando ainda mais autonomia ao ouvinte, que já podia escolher ouvir apenas a faixa que queria e agora consegue montar playlists com suas músicas favoritas. 

Mercado Digital: Plataformas

As plataformas digitais do mercado digital são os famosos streamings. Dentre eles, os mais populares são: 

 
  • Spotify; 
  • Deezer;
  • Resso;
  • Amazon Music;
  • YouTube Music;
  • Tidal;
  • Palco MP3.
 

São mais de 100 streamings que estão no mercado oferecendo uma mensalidade que varia entre 20 a 40 reais mensais. Alguns podem ser encontrados de graça, mas com a opção de ser premium disponível.  

 

Agora que você aprendeu sobre a importância do mercado digital, vamos a pergunta de milhões?

 

Como investir no mercado digital?

O mercado digital precisa de planejamento! Esse é um dos pontos principais para fazer um bom lançamento. Esse single precisa ter a sua atenção, investimento e estratégias direcionadas ao seu público-alvo

 

Separamos oito passos que são indispensáveis na hora de traçar uma boa estratégia de lançamento no mercado digital. Elas garantem que a sua música irá se posicionar em playlists de curadoria e começará a andar para os seus ouvintes.

 

Confira essa lista!

1. Se registrar nos streamings 

 

Em um primeiro momento, é de extrema importância você ter o seu perfil como artista nas  plataformas de streaming. O perfil for artists te dará todas as métricas necessárias para saber como suas músicas estão se comportando naquele streaming específico. 

 

Inclusive, ele dará todos os gráficos sobre quais são os públicos que mais te ouvem, em quais países sua música é mais ouvida, as playlists onde ela foi inserida e as métricas de como está andando, dentre outros diversos recursos. 

2. Criar relacionamento com as plataformas

 

Para manter um bom relacionamento com os streamings é necessário fazer um pitching (defesa) da música, vendendo o seu material e você como artista a cada lançamento! Sim, todo lançamento precisa ter uma defesa nas plataformas, para os curadores entenderem você como artista e em quais curadorias faz sentido você estar inserido. 

 

Para montar um bom material, faça a seguinte pergunta para si mesmo: porque você merece estar nas playlists de curadoria? 

3. Pre Save

 

O pre save é uma das maneiras para divulgar a sua música. Com ele, você pode ter uma base de quantas pessoas estão te seguindo e estão ansiosas para o seu conteúdo. Nesta parte, comumente, é entregue um conteúdo exclusivo a quem realizou o pre save

 

Como, por exemplo, um vídeo extra, a prévia da música, dentre outros. Muitos artistas, também, realizam sorteios para quem cadastrou o seu streaming. O que, por consequência, acaba gerando engajamento ao lançamento. 

4.  Redes Sociais 

 

Um dos maiores erros do artista é achar que as redes sociais não são relevantes. Crie relacionamentos com os seus fãs, são eles os grandes responsáveis por tornar os seus produtos virais. 

 

Aposte em estratégias de marketing que sejam relacionadas às redes sociais que estão bombando e que fazem sentido com o seu público-alvo. Um claro exemplo é o TikTok, onde músicas que conversam com a geração Z fazem mais sucesso. Contudo, no caso do Kwai, artistas do nordeste fazem sucesso no app. 

5. Processo criativo 

 

O processo criativo cabe tanto ao artista, quanto à agência de marketing que ele tenha contratado. A depender de cada caso, uma gravadora também realiza esse processo para o cantor. 

 

É toda a jornada de como irão traçar os primeiros esboços do projeto. Não deixe nada pela metade e faça algo inovador, que agrade o seu público e que converse com o que está em alta no momento. 

6. Crie e trabalhe um conceito próprio

 

Não lance uma música apenas por lançar. Trabalhe todo o conceito que a envolve. Pare para se perguntar o que quer passar com esse single, mesmo que, seja simples e comumente chamado de farofa, onde você quer atingir com isso?

 

Lembre-se, é o seu trabalho, você é a empresa e a sua música o seu produto.

 

7. Estratégia e planejamento

 

Não deixe esse ponto passar em branco! Pelo amor de todos os pais da música nacional, não esqueça de fazer um bom planejamento de todas as redes sociais que você usa, de clipe, criativo, streamings e curadoria. Antecipe tudo e nunca lance algo em cima da hora, porque não terá destaque. 

 

8. Invista no marketing digital musical

 

O marketing digital é uma das peças mais chaves na carreira de um artista. Ele é responsável por criar estratégias que gerem engajamento orgânico. Um bom time de marketing digital é composto por Social Media, Analista de Tráfego Pago, Designer e Assessoria de Imprensa. 

 

Para esta seção temos um post completo no blog, contando sobre o que é e como usar o marketing digital musical.



 

Chegamos ao final dessas oito dicas sobre como posicionar sua música no mercado digital. Esperamos que tenha tirado as suas dúvidas, mas, se ainda está com algumas questões ou quer se aprofundar ainda mais no tema, não hesite em entrar em contato com a New Music Brasil e seguir o blog para mais informações!

 

Mercado digital está par a par com a distribuição digital. E aí, você sabe como funcionam todas as vertentes da distribuição digital?



 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia