08/08/2022 às 12h28min - Atualizada em 08/08/2022 às 22h00min

Nutricionista da Una Catalão ressalta a importância de manter os níveis de colesterol regularizados

Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol Elevado é comemorado hoje (8); data renova discussões sobre o controle da doença.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Assessora de imprensa da Una Catalão
Pixabay


O Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol Elevado é comemorado, anualmente, em 8 de agosto. A data foi criada pelo Senador Benício Sampaio (PPB/PI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2002, com o objetivo de conscientizar e prevenir a população de doenças cardiovasculares. 

 

Na época, a SBC concluiu que 40% da população brasileira tinha colesterol alto e que 67% dela desconhecia o seu nível de colesterol no sangue. Atualmente, a mesma organização estima que as doenças cardiovasculares matam de 300 a 400 mil pessoas, tornando-a a primeira causa de mortalidade no Brasil. 

 

Mas, ao contrário do que diz o senso comum, o problema não é o colesterol em si, mas o desequilíbrio dele. De acordo com a professora de Nutrição da Faculdade Una Catalão, que faz parte do Ecossistema Ânima, Paula Cândido Nahas, o colesterol é um tipo de gordura presente nas células do nosso corpo. “Ele é fundamental para o bom funcionamento do organismo, uma vez que participa de diversas funções orgânicas”, explica.

 

Nahas esclarece que o corpo possui moléculas ricas em colesterol. As principais são o colesterol LDL e o HDL, considerados, respectivamente, o “colesterol ruim” e o “colesterol bom”. “O LDL facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, enquanto o HDL é responsável pela limpeza do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias”, elucida. 

 

O colesterol só se torna maléfico para a saúde quando está em desequilíbrio no organismo. “Valores aumentados de colesterol total e de colesterol LDL estão associados com maior risco para o desenvolvimento de aterosclerose [entupimento das veias e artérias] e de doenças cardiovasculares”, diz a professora. “Então, quando esses valores estão elevados, o indivíduo está mais exposto a desfechos ruins com a saúde”.  

 

Para saber qual é o nível de colesterol presente no organismo, é preciso fazer um exame de sangue. E, para regularizar os níveis de colesterol, “existem, sim, tratamentos medicamentosos, prescritos pelo médico, mas, mesmo usando remédios, o paciente precisa melhorar o estilo de vida”, a professora afirma. “Entre os cuidados que ele deve ter, eu destaco o cuidado nutricional. Ele deve ser instruído, por um nutricionista, sobre a escolha de alimentos, as formas de preparo, os níveis de gorduras ingeridas e a perda de peso”. 

 

Em um país onde,  de acordo com o Ministério da Saúde, 18,4 milhões de pessoas apresentam nível de colesterol elevado, mantê-lo regularizado é muito importante. “Ter níveis saudáveis de colesterol significa reduzir o risco de aterosclerose e de eventos cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Cerebral, insuficiência cardíaca ou periférica e outros prejuízos - e é um passo muito importante para a manutenção da saúde e para a qualidade de vida”, conclui Nahas.


Sobre a especialista

 

Paula Cândido Nahas é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela mesma instituição. É docente na Faculdade Una Catalão, integrante do Ecossistema Ânima. Ela desenvolve pesquisas sobre massa muscular, função muscular, consumo de proteína, mulheres na pós-menopausa e suplementos nutricionais.



 

Sobre a Una

 

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.  

 

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia