07/08/2022 às 00h07min - Atualizada em 08/08/2022 às 00h22min

Cuba confirma morte após incêndio em tanques de petróleo

Corpo foi encontrado neste sábado (6). Incidente, causado por raio, deixou 121 pessoas feridas e 17 desaparecidas.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/07/cuba-confirma-morte-apos-incendio-em-tanques-de-petroleo.ghtml

Corpo foi encontrado neste sábado (6). Incidente, causado por raio, deixou 121 pessoas feridas e 17 desaparecidas. Imagem mostra incêndio em Cuba
Yamil Lage/AFP
Pelo menos uma pessoa morreu, 121 ficaram feridas e 17 estão desaparecidas devido à explosão de dois tanques de combustível na cidade de Matanzas, no oeste de Cuba, onde os bombeiros seguem neste sábado (6) tentando apagar o incêndio.

Luis Wong, diretor provincial de Saúde de Matanzas, disse em coletiva de imprensa que "foi recuperado um corpo no local do acidente" e que ele está sendo identificado por especialistas.
Acrescentou que dos 121 feridos, quase todos por queimaduras, 85 já tiveram alta e 36 estão hospitalizados, dos quais cinco estão em estado crítico Além disso, 17 pessoas seguem notificadas como desaparecidas.
Cuba solicitou "ajuda e consultoria a países amigos com experiência na questão do petróleo", informou a presidência.
A resposta chegou rápido: "Expressamos profunda gratidão aos governos do México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile, que prontamente ofereceram ajuda material solidária diante desta complexa situação", disse o presidente Miguel Díaz-Canel no Twitter.
"Também agradecemos a oferta de consultoria técnica por parte dos Estados Unidos", acrescentou. O vice-chanceler Carlos Fernández de Cossío afirmou que a proposta americana "já está nas mãos de especialistas para a devida coordenação".
Díaz-Canel comentou que "a extinção do incêndio ainda pode demorar", enquanto o diretor de Comércio e Abastecimento da estatal Unión Cuba-Petróleo (Cupet), Asbel Leal, disse que o país nunca havia enfrentado um incêndio "da magnitude que temos hoje".
Raio em tanque
O fogo começou na tarde de sexta-feira (5) quando um raio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de Havana, às 19h, horário local. Às 5h deste sábado, o fogo atingiu um segundo tonel.
As autoridades de Matanzas indicaram que o número de pessoas que deixaram suas casas subiu para 1.900.
Segundo a Cupet, o primeiro depósito "continha cerca de 26 mil metros cúbicos de petróleo bruto nacional, cerca de 50% da sua capacidade máxima", quando foi atingido pelo raio. O segundo tanque tinha 52 mil metros cúbicos de óleo combustível.
Explosão deixa ao menos 67 feridos em Cuba
Os dois tanques abastecem a termelétrica Antonio Guiteras, a maior de Cuba, mas o bombeamento para essa usina não parou, acrescentou Granma.
Dois helicópteros começaram a jogar água do mar para apagar o fogo na manhã de sábado, trabalho que foi interrompido à tarde pelo aumento das chamas. Ao final da tarde, com o fogo mais baixo, puderam retomar a ação em frente à baía de Matanzas, uma cidade de 140 mil habitantes.
O incêndio ocorre em meio a dificuldades enfrentadas desde maio na ilha para atender ao aumento da demanda por energia devido ao calor do verão.
A obsolescência de suas oito usinas termelétricas, danos, manutenções programadas e falta de combustível dificultam a geração de energia.
Desde maio, as autoridades programam apagões de até 12 horas por dia em algumas regiões do país. Desde então, houve vinte protestos em cidades do interior da ilha.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/07/cuba-confirma-morte-apos-incendio-em-tanques-de-petroleo.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia