23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

10 dicas para viajar com saúde nas férias de meio de ano

Evelin Azevedo

Agência O Globo -
Agência O Globo -

Viajar com a família demanda organização. A uma semana do início do recesso escolar, é preciso acertar os últimos detalhes. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é checar a caderneta de vacinação da família inteira e atualizar vacinas como tétano, difteria, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola.

— Atualmente, vivemos o ressurgimento de casos de sarampo no Brasil. Qualquer pessoa acima de 1 ano que não tenha registro de vacina ou vacinação incerta deve atualizar a vacina tríplice viral antes de se deslocar, especialmente para a região Norte do Brasil — informa o infectologista Jessé Reis, do Alta Excelência Diagnóstica.

Para quem faz uso constante de medicamentos, é melhor garantir uma quantidade suficiente de remédios para a viagem, pois há o risco de as farmácias do destino de férias não oferecerem especificamente seu comprimido.

— Dependendo do lugar para o qual o paciente vá viajar, ele pode sentir dificuldade de encontrar medicações para pressão, colesterol e remédios controlados que precisam de receita. É bom conversar com o médico — diz Otavio Gebara, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula.

Antes de embarcar no carro, no avião, no ônibus ou no navio, prefira comidas leves e passe bem longe de pratos como feijoada. Viajar de barriga muito cheia pode causar sono (perigo para quem vai dirigir) e provocar enjoos durante o trajeto.

Caso a viagem seja de carro, programe paradas a cada duas horas: aproveite o momento para caminhar, esticar as pernas e movimentar todo o corpo. Faça o mesmo nas paradas de ônibus. Se estiver viajando de avião, levante para ir ao banheiro e ande durante um tempo pelo corredor.

— Ficar muito tempo parado na mesma posição aumenta as chances de trombose, principalmente para as mulheres que tomam anticoncepcional — alerta Carmen Lascasas, médica angiologista do Laboratório Sérgio Franco.

1 - A cada duas horas, caminhe por 5 minutos. Isto vai diminuir os riscos de desenvolvimento de problemas circulatórios

2 - Beba água e sucos durante a viagem, pois esta atitude melhora a circulação sanguínea e reduz o sono

3 - Se for dirigir, evite comer muito e pilotar logo em seguida, pois isto aumenta a chance de sentir sono no percurso

4 - Aplique soro fisiológico e o descongestionante nasal antes de embarcar caso você sinta dor de ouvido ao viajar de avião

5 - Viagens de carro, ônibus e navio podem causar enjoo: faça uma refeição leve antes de embarcar, evite refrigerantes, comidas gordurosas e excessivamente temperadas

6 - Leve medicação suficiente para todo o período de férias. No transporte, os remédios devem ser carregados na bagagem de mão

7 - Os viajantes que irão enfrentar uma mudança brusca de fuso horário podem fazer uma adaptação gradativa de três a quatro dias antes da viagem para evitar o efeito jet lag

8 - Informe-se sobre as doenças mais comuns no local para onde você vai viajar. Atualize sua carteira de vacinação e use repelentes

9 - Faça uso de chapéu, protetor solar e óculos escuros, principalmente entre 10h e 16h.

10 - Nunca beba água da torneira. Priorize o consumo de água filtrada ou com gás (que é capaz de eliminar bactérias presentes no estômago)


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