06/08/2022 às 07h30min - Atualizada em 07/08/2022 às 00h13min

Anistia Internacional 'mantém plenamente' relatório criticado pela Ucrânia

A Anistia Internacional disse que os militares ucranianos colocaram civis em perigo ao estabelecer bases militares em áreas residenciais e lançar ataques a partir de locais densamente povoados para impedir a invasão russa.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/06/anistia-internacional-mantem-plenamente-relatorio-criticado-pela-ucrania.ghtml

A Anistia Internacional disse que os militares ucranianos colocaram civis em perigo ao estabelecer bases militares em áreas residenciais e lançar ataques a partir de locais densamente povoados para impedir a invasão russa. 14/003 - Bombeiros resgatam mulher de edifício residencial atacado em Kiev, durante invasão russa à Ucrânia.
Reuters
A Anistia Internacional reafirmou na sexta-feira (5) o conteúdo de seu relatório que diz que a Ucrânia põe em risco a vida de civis ao instalar bases militares em escolas e hospitais, mesmo depois de críticas do governo ucraniano.

A Anistia "mantém plenamente nossas conclusões", disse a secretária-geral da ONG, Agnes Callamard.
Leia também
Anistia Internacional acusa Ucrânia de colocar tropas perto de áreas residenciais; Zelensky responde irritado
VÍDEO: míssil atinge prédio residencial em Kiev
Ucrânia acusa Rússia de disparar míssil contra prédio residencial

"As conclusões são baseadas em evidências coletadas ao final de extensas investigações que seguiram os mesmos padrões rigorosos e diligentes aos quais todo o trabalho da Anistia Internacional é realizado", afirmou ela.
Ataque russo a prédio residencial mata ao menos 15 pessoas na Ucrânia
Entenda o relatório
Em um relatório publicado na quinta-feira após uma investigação de quatro meses, a Anistia Internacional disse que os militares ucranianos colocaram civis em perigo ao estabelecer bases militares em áreas residenciais e lançar ataques a partir de locais densamente povoados para impedir a invasão russa.
Segundo a ONG, essas práticas violam o direito internacional humanitário.
Reação de Zelensky
Pouco depois, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Anistia Internacional de apologia ao "Estado terrorista" da Rússia.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou estar indignado com as acusações da ONG, que ele afirmou serem injustas.
Não há justificativa para ataques russos, diz Anistia
Em seu relatório, a Anistia Iinternacional enfatiza que as táticas ucranianas "não justificam de forma alguma os ataques indiscriminados da Rússia" contra a população civil.
Callamard disse que o governo ucraniano não respondeu aos pedidos da Anistia Internacional para comentar as alegações da organização. Ela afirma que a Anistia já divulgou relatórios "documentando crimes de guerra cometidos por forças russas na Ucrânia".
Anistia Internacional versus Anistia Internacional da Ucrânia
Por sua vez, a responsável da Anistia Internacional na Ucrânia, Oksana Pokalchuk, disse em nota que a organização ignorou seus pedidos para não publicar o relatório, que não será traduzido para o ucraniano.
Callamard disse que este não é o momento de comentar as "imprecisões" na declaração de Pokalchuk, mas insistiu que o relatório passou por um "processo de revisão interna completo".
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/06/anistia-internacional-mantem-plenamente-relatorio-criticado-pela-ucrania.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia