05/08/2022 às 12h07min - Atualizada em 05/08/2022 às 12h32min

Espetáculo infantil gratuito aborda a importância da reciclagem

Projeto teatral “Reciclar é uma festa” incentiva o descarte correto do lixo e será apresentado em três escolas municipais de São Paulo, beneficiando cerca de 1 mil crianças

SALA DA NOTÍCIA Carol Silveira
Divulgação
O Ministério da Cultura apresenta o espetáculo “Reciclar é uma festa” entre os dias 8 e 10 de agosto em três escolas municipais de São Paulo. O objetivo do projeto é levar às crianças, de forma lúdica, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente. A peça teatral terá cinco apresentações e conta com o patrocínio do Banco Sofisa, com produção da Incentivar.
A peça conscientiza sobre a situação dos lixões e aterros no país e os alunos vão elaborar sugestões sobre como reduzir lixo por meio de bons hábitos no dia a dia. Para isso, a iniciativa conta com músicas compostas especialmente para a montagem. A interação dos personagens com o público é outro diferencial do espetáculo. 
O enredo apresenta um vilarejo distante, onde dois irmãos viviam com a avó. O lugar exalava harmonia e felicidade, os animais viviam soltos, a natureza era exuberante e o ar muito puro. Tudo ia bem até aparecer o Sr. Besteirinha – uma terrível criatura, cujo maior prazer era semear hábitos ruins, como jogar lixo fora do lugar. Sem controle, é preciso união dos dois irmãos para se livrarem do convidado nada ilustre. E a partir dos ensinamentos da vó Rosa, uma verdadeira mensagem de amor ao planeta surge para devolver a paz ao vilarejo.
Um dos principais desafios das cidades brasileiras é dar destino correto ao lixo gerado pelos seus habitantes. No Brasil, a maior parte dos resíduos sólidos urbanos coletados segue para disposição em aterros sanitários. Foram 46 milhões de toneladas enviadas para esses locais em 2020, superando a marca dos 60% dos resíduos coletados que tiveram destinação adequada no país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A falta de consciência da população, que descarta lixo de forma inapropriada, é um grande problema. 
Se os lixões ainda são uma realidade pelo país, a taxa de reciclagem, por sua vez, é baixa. Apenas 5,4% dos materiais recolhidos pelos serviços públicos de coleta são reciclados, de acordo com diagnóstico do Ministério do Desenvolvimento Regional. 
“O projeto olha para esta realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades para melhorar a situação. Como sempre, investimos na cultura e nas artes para passar uma mensagem importante”, comenta o supervisor de marketing da Incentivar, Welson Ribeiro.
O espetáculo ‘Reciclar é uma Festa’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e apresentado pela Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Sobre a Lei de Incentivo à Cultura:
Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, anualmente, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, distribuindo parte dos ingressos gratuitamente e promovendo ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço: 

Espetáculo teatral gratuito “Reciclar é uma festa”

Datas e escolas municipais de São Paulo:
Segunda-feira (8/8), às 10h e 14h
Emei Prof. Antonio Branco Lefevre - R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 342 - Cerqueira César

Terça-feira (9/8), às 10h e 14h
EMEI Monteiro Lobato - R. Bahia, 257 – Higienópolis

Quarta-feira (10/8), às 10h
EMEI Ana Rosa De Araújo - Rua Alceu Wamosy, 244 - Vila Mariana


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia