05/08/2022 às 00h17min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h52min

No Rio de Janeiro o contraventor Rogério de Andrade é novamente preso

O contraventor Rogério de Andrade foi novamente preso, nesta quinta-feira, pouco depois da operação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro prender seu filho Gustavo de Andrade.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2022-08/no-rio-de-janeiro-o-contraventor-rogerio-de-andrade-e-novamente-preso









O contraventor Rogério de Andrade foi novamente preso, nesta quinta-feira, pouco depois da operação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro prender seu filho Gustavo de Andrade.



A primeira Vara Criminal da Capital decretou nova prisão para Rogerio. A ordem anterior tinha sido revogada, em caráter liminar, na última segunda-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, que entendeu que os elementos de prova datavam de 2019, não representando “o surgimento de fato novo”.



No entanto o juízo da Primeira Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio acolheu novo pedido do MP que traz novas provas de que o esquema de corrupção e as atividades ilícitas prosseguiram ocorrendo normalmente.



De acordo com o MP alguns dos documentos apreendidos na operação datados de quarta-feira revelam o retorno do pagamento de propina a delegacias especializadas da Polícia Civil do Rio.



Também foram apreendidos documentos com datas de junho e julho de 2022 que expõem uma sistemática cadeia de corrupção mantida de forma persistente mesmo após a deflagração da operação Calígula, ocorrida em maio, quando Rogério e Gustavo passaram a ser considerados foragidos. 



Os dois foram localizados nesta quarta-feira em uma casa no Condomínio Vale do Sossego, em Itaipava, bairro nobre de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Gustavo de Andrade foi preso pela manhã e Rogério de Andrade durante à tarde, após a nova decisão da Justiça.



O MP fluminense afirma que o contraventor e o filho comandam uma estrutura criminosa organizada voltada à exploração de jogos de azar, não apenas no Rio de Janeiro, mas em diversos outros estados. Segundo o MP, o grupo atua com corrupção de agentes públicos, emprego de violência contra concorrentes e desafetos e há suspeita de prática de homicídios.



Procurada, a defesa de Gustavo de Andrade afirmou que a prisão é ilegal e será combatida nos tribunais. A defesa de Rogério de Andrade não respondeu até o fechamento da reportagem.  



A Corregedoria-Geral de Polícia Civil do estado informou que  aguarda comunicação oficial a respeito do caso para que possa tomar as medidas cabíveis.


Segurança Rio de Janeiro 04/08/2022 - 22:58 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Rogério de Andrade quinta-feira, 4 Agosto, 2022 - 22:58 2:11

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2022-08/no-rio-de-janeiro-o-contraventor-rogerio-de-andrade-e-novamente-preso


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia