04/08/2022 às 16h09min - Atualizada em 04/08/2022 às 23h01min

Alunos do Instituto Etiene Medeiros treinam para a primeira competição fora do Recife em setembro

O IEM, na capital pernambucana, contará com seis nadadores do Projeto de Rendimento em João Pessoa, na Paraíba, para a disputa do Campeonato Norte/Nordeste, na categoria acima de 13 anos

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Eles fazem parte do Projeto de Rendimento do Instituto Etiene Medeiros (IEM) e vivem a expectativa da primeira competição fora do Recife (PE). Maria Eliza, Cintia Heloisa, Jader Lucas, Ryan Antoni, Gabriel e Ruda Coutinho viajarão para João Pessoa, na Paraíba, para participar do Campeonato Norte/Nordeste de Natação, a maior competição da história do grupo. A fase, agora, é de muito treino, de intensificar a preparação, sob o comando do coordenador técnico Antônio Coutinho. O torneio está marcado para os dias 22, 23 e 24 de setembro.

Coutinho falou sobre a expectativa para o campeonato na Paraíba. "Todos estão bem empolgados. Estamos nos preparando para fazer um bom papel. Minha perspectiva é que, em um primeiro momento, possamos melhorar nossas marcas, nossos tempos. Acredito ser difícil pensar em medalha. Se ganharmos, serão muito bem-vindas. Apesar da galera estar nadando bem, nosso projeto ainda é embrionário. Mas, estou bem satisfeito com o resultado que eles estão obtendo até agora", comentou o coordenador técnico.

O Projeto de Rendimento do IEM teve início em 2020, mas precisou dar uma pausa nas atividades por conta da pandemia da Covid-19, voltando em 2021. Assim, este é o segundo ano de treinamentos e competições para os alunos do Instituto fundado pela nadadora Etiene Medeiros.

E além dos seis atletas, o Projeto de Rendimento disputará o Norte/Nordeste com mais duas nadadoras na categoria sub-13, que será realizada na própria cidade de Recife: Sara e Helena, ambas com 11 anos.

Além da rotina de treinos, a preparação para o Norte/Nordeste incluiu a participação na Copa Nordeste, disputa regional realizada no Recife, em julho. O torneio serviu como experiência para a competição fora do Estado.

"Participamos com seis alunos da categoria acima de 13 anos do Projeto de Rendimento. Maria Eliza, Ruda Coutinho e Cintia Heloisa nadaram quatro provas e conquistaram quatro medalhas. Foi bem bacana. E a experiência, muito importante. Estamos em ritmo de preparação para o Norte/Nordeste, que é uma competição bem mais encorpada, disputada, e nossa primeira viagem para nadar fora do Recife", explicou Antônio.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia